Prefeitura de Bauru participa de audiência pública da concessão da Malha Oeste da ferrovia
O chefe de Gabinete da Prefeitura de Bauru, Rafael Lima Fernandes, participou de audiência pública em Campo Grande/MS sobre a concessão da Malha Oeste da ferrovia, que envolve um trecho de 1.625 km de Corumbá/MS até Mairinque/SP, passando por Bauru. Ele representou a prefeita Suéllen Rosim no evento.
Parte do traçado é o da antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que tinha início em Bauru e foi um dos principais fatores para o crescimento do município e de toda a região na primeira metade do Século 20. A concessão deste trecho é o objeto da nova licitação que será realizada pelo governo federal. A previsão é de que sejam investidos mais de R$ 18 bilhões, por um prazo de até 60 anos.
Na audiência, o chefe de Gabinete pediu mais informações sobre os investimentos que estão previstos para Bauru, e levou como solicitação do município a possibilidade da criação de um ramal ferroviário que faça a interligação da Estação Aduaneira do Interior (Eadi), conhecida como ‘Porto Seco’, do Aeroporto Moussa Tobias, e do Porto Intermodal de Pederneiras.
Assim, a ferrovia ganharia conexão com as rodovias, linhas aéreas e a Hidrovia Tietê-Paraná, além da possibilidade de impulsionar o transporte de cargas no Aeroporto Moussa Tobias, o que também ampliaria a integração regional.
O trecho que deverá ter o maior movimento é o que fica entre Três Lagoas/MS e Bauru, o que reforça a necessidade de investimentos no município por parte de quem assumir a Malha Oeste. “Bauru é um grande entroncamento de ferrovias, e foi pelas ferrovias que o município iniciou o seu crescimento e desenvolvimento. Temos ainda rodovias, um aeroporto com grande capacidade e uma hidrovia perto. Na audiência já pedimos que a possibilidade de um ramal ferroviário seja analisada, pois beneficiaria Bauru e região, e ainda permitira a geração de mais emprego e renda”, afirma Fernandes.
Além disso, Bauru vai acompanhar a sequência das tratativas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para que os pedidos do município possam ser viabilizados, e para verificar outros investimentos que a concessão ofereça para Bauru durante o seu período de vigência.
O vereador José Roberto Segalla representou a Câmara Municipal de Bauru e também discursou sobre a necessidade de que a concessão tenha benefícios para Bauru. A empresa Transfesa, que fica em Bauru, também participou do encontro. A audiência contou com a presença do presidente da ANTT, Rafael Vitale Rodrigues, de técnicos da agência, e de autoridades do estado que recebeu o encontro e de diversos municípios. Uma nova audiência pública está prevista para a semana que vem, em Brasília, na quarta-feira, dia 3 de maio.
Por Prefeitura de Bauru