165 anos de Lençóis Paulista será celebrado com Desfile Cívico sobre a luta contra a pandemia
Após três anos suspenso por conta da pandemia, o tradicional Desfile Cívico de Lençóis Paulista será realizado na Avenida Padre Salústio Rodrigues Machado, no dia 28 de abril, quando Lençóis celebra 165 anos de emancipação político-administrativa. O trabalho de enfrentamento à pandemia por meio de um trabalho articulado entre Poder Público, comunidade, empresas e instituições será o tema do desfile.
Lençóis Paulista 165 anos: Amor, gratidão e esperança!
Depois da luta contra a pandemia, a retomada da vida, sintetiza o período de incertezas, angústias e medos, mas também, a esperança, o engajamento, o trabalho desenvolvido e a luta contra a pandemia, que registrou 212 óbitos em Lençóis Paulista.
Antecedendo o desfile, está prevista a cerimônia para o hasteamento dos Pavilhões e execução do Hino Nacional Brasileiro e de Lençóis Paulista, pela Orquestra Municipal de Sopros, sob a regência do maestro e secretário de Cultura, Marcelo Maganha, às 8h. A Orquestra de Cordas da Casa da Cultura com a regência do monitor Antonio Carlos Barbosa da Silva se apresenta em seguida.
A organização e realização do Desfile Cívico é das Secretarias de Cultura e Educação. Em janeiro, o prefeito Anderson Prado se reuniu com secretários para definir os detalhes do desfile cívico. Desde então, equipes das duas pastas estão se reunindo com gestores e representantes das instituições para alinhar o evento.
O Desfile Cívico será dividido em blocos temáticos. Em cada bloco, as escolas apresentam um aspecto da pandemia. Cerca de três mil pessoas entre alunos e representantes das entidades e projetos sociais, divididos em oito blocos, desfilam na Avenida Padre Salústio.
A Guarda Civil Municipal (GCM) e entidades abrem o primeiro bloco apresentando o tradicional bolo de aniversário. O Grupo Taltos de Teatro e alunos de teatro da Casa da Cultura abre o primeiro bloco temático do Desfile Cívico.
O surgimento do vírus e o início da pandemia será apresentado no primeiro bloco. No segundo bloco, as escolas destacam o isolamento social, apresentando práticas de higiene que se tornaram comuns durante a pandemia. No bloco três, as escolas representam os trabalhadores da saúde e algumas das principais ações realizadas durante a pandemia.
Os integrantes do bloco quatro apresentam na avenida a busca pela vacina, relembrando as campanhas de vacinação, com destaque para as primeiras vacinas aplicadas. Com a pandemia, novas formas de ensinar, aprender e promover cultura foram desenvolvidas. No bloco cinco, as escolas apresentam estes aspectos com representações de ícones utilizados, as lives culturais e artísticas, as ferramentas utilizadas usadas durantes as aulas online e o início da retomada das aulas presenciais.
No bloco seis, as escolas destacam a reinvenção dos serviços durante o período da pandemia, como delivery, as medidas de seguranças adotadas e as compras online. O sétimo e penúltimo bloco do desfile cívico apresentam uma homenagem às vítimas da Covid-19 em Lençóis Paulista. Faixas com mensagens, conduzidas pelos alunos vão apresentar mensagens lembrando as 212 vítimas que faleceram em decorrência da Covid.
O último bloco do desfile cívico vem com um colorido especial. Até o sétimo bloco, a cor predominante na avenida será o branco. O oitavo e último bloco vai destacar o agradecimento aos envolvidos no combate a pandemia. Neste bloco, as escolas trazem um colorido especial, simbolizando a esperança de um futuro melhor.
Os participantes irão para a avenida com uma fita branca no punho esquerdo simbolizando a paz, esperança e a gratidão.
Por Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista