Vacinação contra a gripe é ampliada para novos públicos
A Secretaria de Saúde inicia na segunda-feira (16/05), a aplicação da vacina contra Influenza-gripe em caminhoneiros, trabalhadores do transporte público urbano e rodoviário, forças de segurança e salvamento – como policiais e bombeiros, membros das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, e população privada de liberdade.
A vacinação também segue para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, gestantes e puérperas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, professores das redes pública e privada, indígenas, pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência, que já estavam liberados para receber a vacina nas últimas semanas.
As pessoas que pertencem a um destes públicos devem ir em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30, sem agendamento, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Para os profissionais da saúde, professores, caminhoneiros, membros das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas e funcionários do sistema prisional, é necessário comprovar que pertence a um destes públicos, assim como as pessoas com comorbidade, que devem levar a comprovação desta condição de saúde para tomar a vacina.
As pessoas que ainda estão com alguma dose pendente da vacina da Covid-19 podem tomar a vacina da Influenza e da Covid-19 no mesmo dia, se assim desejarem. Para as crianças, as demais vacinas infantis também podem ser tomadas no mesmo dia da aplicação da vacina da Influenza, entre elas a vacina que previne o sarampo, entre outras.
De acordo com a Secretaria de Saúde, até a quinta-feira (12/05), já foram aplicadas 46.442 doses da vacina da Influenza, desde o começo da campanha, no mês passado. Foram aplicadas 31.013 doses em idosos, 11.160 em profissionais da saúde, 3.164 em crianças, 483 em pessoas com comorbidade, e 378 em gestantes. As demais foram aplicadas nos outros públicos da campanha de vacinação.