UPA Geisel/Redentor deixará de ser exclusiva para casos respiratórios
A Secretaria de Saúde divulgou que a partir das 7h desta segunda-feira (28/02), a Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Geisel/Redentor deixará de atender exclusivamente casos de síndrome respiratória, em decorrência da queda pela procura por estes sintomas, voltando atendimento ao público em geral que necessitam de atendimento de Urgência e Emergência.
A Secretaria informa ainda que as Unidades Básicas de Saúde do Centro, Bela Vista, Geisel, Falcão e Chapadão estão realizando atendimentos de livre demanda, inclusive casos respiratórios, em horário estendido, de segunda-feira a sexta-feira, das 17h às 23h, e aos sábados das 7h às 19h. Os usuários que apresentam síndrome gripal com sintomas moderados a graves devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Indicadores epidemiológicos
De acordo com a Secretaria, a decisão foi tomada com base em critérios epidemiológicos, uma vez que, a Vigilância Epidemiológica constatou que nos últimos 15 dias, foi registrada uma queda considerável de novos casos, sendo que no momento a média é de 70 casos/dia, e o Rt, que é a taxa de retransmissão da doença, que estava em 1,9 no dia 14/02, recuou para 1,00 na última quinta (24/02), demonstrando a redução da retransmissão.
Além disso, a positividade dos exames, que até a primeira semana de fevereiro era superior 50%, nesta semana epidemiológica (semana 07) está em 10,1%, ou seja, a cada 100 exames dez estão positivos na cidade.