Outubro Rosinha: prevenção do câncer de mama em caninas e felinas

O câncer não é um perigo exclusivo dos seres humanos. Nossos amigos de quatro patas também demandam muita atenção quando o assunto é saúde oncológica. Pensando nisso, e seguindo o tema do Outubro Rosa, o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPDA) Bauru, OAB Bauru, Comissão de Defesa e Proteção Animal OAB Bauru e a ONG Naturae Vitae promovem uma campanha de conscientização sobre o câncer de mama em felinas e caninas.

Cadelas e gatas também podem desenvolver câncer de mama, e a forma mais eficiente de prevenir esse problema é simples: castração e visitas periódicas ao médico veterinário. Vale lembrar que os benefícios da castração vão muito além da prevenção da neoplasia mamária, prevenindo também câncer de útero, impedindo gestações indesejadas, desconfortos no cio e muitas outras doenças que podem ser fatais como o tumor venéreo transmissível (TVT). A castração, quando feita com responsabilidade e por um médico veterinário de confiança, é um procedimento seguro e de recuperação relativamente simples.

Mas atenção: a aplicação de anticoncepcionais injetáveis que vêm ganhando mercado nos últimos anos não substitui a castração! Na verdade, a lógica é a inversa, esses medicamentos são comprovadamente cancerígenos e aumentam a propensão de se desenvolver o câncer de mama.

Não deixe de conversar com seu veterinário de confiança sobre a castração. É mais saúde e bem-estar para sua melhor amiga. Cuide, previna e seja um tutor responsável!

Divulgação Assessoria Prefeitura de Bauru

Compartilhe nas Redes Sociais