4ª Conferência Municipal de Cultura será nesta sexta-feira e sábado
A Secretaria de Cultura realiza nesta sexta-feira (25) e sábado (26) a 4ª Conferência Municipal de Cultura, encerrando o processo participativo iniciado no último mês com Conferências livres, Pré-Conferências e Propostas individuais. A assembleia aprimora as propostas debatidas anteriormente, submetendo-as a votação coletiva. A Conferência será no Instituto Indisce, na rua Cussy Júnior, 11-53, no Centro.
A Conferência Municipal de Cultura une o governo municipal e a sociedade civil, permitindo a análise da conjuntura cultural. A análise orienta políticas públicas que culminam no Plano Municipal de Cultura.
O evento de dois dias inclui apresentação artística e composição da mesa no primeiro dia. A palestra abordará ‘Democracia e Direito à Cultura’ por Binho Riani Perinotto, coordenador geral na Diretoria de Assistência Técnica do Ministério da Cultura. Há também o tempo reservado para colocações e debates.
No segundo dia, estão previstos o credenciamento e distribuição de materiais, leitura e aprovação do Regimento, formação de grupos de trabalho por eixos, discussão e votação das propostas, validação e votação da redação final. A leitura e aprovação das Moções e a eleição dos delegados são realizadas. A Conferência busca uma cultura inclusiva, refletindo a participação ativa da comunidade na formação cultural do município. Suas deliberações orientam políticas públicas culturais futuras.
PROGRAMAÇÃO
25 de agosto (6ª feira)
19h – Apresentação artística
19h20 – Composição da Mesa (autoridades, conselhos e comissão organizadora)
20h – Palestra sobre o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’, com Binho Riani Perinotto (coordenador geral na Diretoria de Assistência Técnica do Ministério da Cultura)
21h – Colocações e debate
26 de agosto (sábado)
8h – Credenciamento dos inscritos e distribuição dos materiais de apoio
9h – Abertura dos trabalhos. Apresentação do mediador e relator e da programação do dia
9h30-9h45 – Leitura e aprovação do Regimento
10h – Encerramento das inscrições
10h-12h – Formação dos grupos de trabalho por eixo e discussão das propostas (Leitura do texto-base. Leitura das propostas coletadas nos processos anteriores.)
13h – Início dos trabalhos de votação das propostas por eixos. (Apresentação das propostas coletadas e aprimoradas pelos grupos temáticos. Espaço para manifestações dos inscritos. Votação)
Redação final da proposta é validada e as propostas são votadas pela plenária por contraste visual (levantar Crachas). Elaboração de documento impresso com as propostas assinadas.
16h20 – Leitura e aprovação das Moções
17h – Eleição dos delegados, com apresentação dos candidatos (1 min de fala cada)
Por Prefeitura de Bauru