26ª Mostra Arte sem Barreiras segue até 23 de outubro

Durante os dias 17 a 23 de outubro, o Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves” recebe a 26ª Mostra Arte sem Barreiras. A solenidade de abertura ocorre na segunda-feira (17), às 19h30.

Com atrações como artes visuais, teatro, dança, circo, cinema e música a Arte sem Barreiras tem por objetivo valorizar a produção artística e promover a inclusão por meio da arte das pessoas com deficiência, incentivando a discussão e a formulação de políticas públicas que respeitem a diversidade e promovam a inclusão socioeconômica desse público. Confira a programação completa aqui.

Desde sua 1ª edição em 1995, a Secretaria Municipal de Cultura é correalizadora e conta com o apoio do SESI/Bauru, COMUDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, secretarias Municipais de Educação e do Bem-Estar Social e Diretoria de Ensino de Bauru.

Nesta edição, o evento foi contemplado no Programa Juntos pela Cultura – Edital Retomada SP, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, o que garantiu a participação de artistas profissionais de outras cidades.

PROGRAMAÇÃO

Dia 17 de outubro – segunda-feira – 19h30 às 21h

Solenidade de Abertura e Vernissage das exposições “Arte e Inclusão” da Sorri/Bauru e “Sentindo” da SORRI/Bauru

Exposição “Sentindo” as obras de Tarsila do Amaral da APAE/Bauru
Esta exposição foi realizada em comemoração ao dia mundial da conscientização sobre o autismo, onde os alunos conheceram um pouco sobre a vida e as obras da pintora Tarsila do Amaral, artista atuante na Semana de Arte de 22, cujo centenário comemoramos neste ano.
O Projeto foi idealizado pela coordenadora Ana Lucia e a professora de arte Lidiane Lunardeli e realizado pelos professores de arte Lidiane Lunardeli e RafaelAfonso junto aos alunos da Apae de Bauru.
As obras contêm texturas e essências onde as pessoas podem tocá-las e sentir os detalhes das obras
de Tarsila, conhecendo assim de uma maneira diferente as obras. Também nesta exposição há outras formas de adaptações para que todos tenham acesso às obras.

Exposição “Arte e Inclusão” da Sorri/Bauru
Estas obras revelam o talento artístico de jovens atendidos pelo Programa de Educação e Reabilitação Profissional (PERP) da Sorri-Bauru, onde são estimulados a explorar seus potenciais aprimorando as técnicas com as quais se identificam. O trabalho da equipe do PERP envolve identificação vocacional, preparação e treino social, com reflexos que vão além do mercado de trabalho, visando a inserção plena dessas pessoas na vida em comunidade.

A exposição reúne cinco obras de quatro jovens atendidos na Sorri-Bauru.

Jéssica Dadamos Rodrigues, 17 anos, inspira-se em animes (as animações japonesas, que são uma das grandes referências da cultura pop oriental) para suas ilustrações em estilo kawaii (conhecido pelo traço “fofo”).

Felipe Gabriel dos Santos, 18 anos, traz para esta mostra dois desenhos à mão, do universo dos super-heróis e dos animes.

Renan Carmo da Silva, 19 anos, utiliza o programa Krita (uma ferramenta de criação de ilustrações) para conceber sua obra em estilo cartoon.

Neylor José Antunes dos Santos, 29 anos, utiliza o programa Blender para produzir animações em 3D – nesta exposição, uma peça que compôs os votos de Feliz Natal nas redes sociais da Sorri-Bauru.

Exposição da maquete tátil da Casa Ponce Paz/Pinacoteca de Bauru
Projeto desenvolvido pelo Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural em parceria com o EMAU – Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo e os cursos de Arquitetura e Urbanismo, História e Letras-Tradutor da UNISAGRADO

Apresentação do músico Lucas Gimenes Pires
Lucas tem 26 anos e está estudando para ser ator e dublador. É cantor por hobby, com apresentações no SARAU da escola VIVER em 2011, e na live da UNISAGRADO na palestra sobre acessibilidade no Dia da Luta pela pessoa com deficiência em 2021.

Espetáculo de dança “O desafio do movimento” com a “Cia. Rodas que Dançam” de Lençóis Paulista
A Cia. Rodas que Dançam, iniciou suas atividades no ano de 2013, está sediada na cidade de Lençóis Paulista e tem como Diretor Artístico, o coreógrafo Luiz Henrique de Santana. O grupo é formado por bailarinos com e sem deficiência, sendo os integrantes sem deficiência, considerados como bailarinos de apoio. O espetáculo “O desafio do movimento,” foi idealizado para representar no palco, através da dança, todo o processo de construção de cada coreografia, sendo que para cada um dos integrantes, especialmente, as Pessoas com Deficiência, cada movimento, realmente representa um desafio.

Classificação indicativa livre para todas as idades
Período de visitação das exposições: de 17 a 23 de outubro

Dia 18 de outubro – terça-feira – 14h às 16h

Apresentações artísticas das escolas estaduais e entidades que atendem PcD de Bauru e região. Classificação indicativa livre para todas as idades.

Dia 18 de outubro – terça-feira – 19h30 às 20h30

Espetáculo “Menina Pássara” com o Grupo êBA!
Inspiradas no livro “O grito da gaivota” da escritora surda francesa Emmanuelle Laborit, o grupo êBA criou esta aventura, onde som e silêncio dialogam para a construção de um momento lúdico, cheio de brincadeiras, sons e recursos visuais para quem ouve com os ouvidos e com os olhos também. O espetáculo é narrado em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais (Libras) e protagonizado por uma artista surda. Classificação indicativa livre para todas as idades.

Dia 19 de outubro – quarta-feira – 14h às 15h

Apresentações artísticas das escolas estaduais e entidades que atendem PcD de Bauru e região. Classificação indicativa livre para todas as idades.

Dia 19 de outubro – quarta-feira – 15h às 16h

Espetáculo “Birita Procura-se” com Ariadne Antico
O Espetáculo Birita Procura-se surge do desejo da atriz e palhaça Ariadne Antico de expor e potencializar, através da linguagem do palhaço, sua deficiência e todas as “limitações” que ela traz. Birita é uma palhaça (d)eficiente que para (sobre)viver e pagar as contas, parte em busca de um emprego e desafia (seus) limites para exercer alguma função importante em sociedade. Classificação indicativa livre para todas as idades.

Dia 19 de outubro – quarta-feira – 19h30 às 21h30

Exibição do filme “Down Quixote”
Com elenco 100% composto por atores com Síndrome de Down. Idealizado, escrito e dirigido por Leonardo Cortez. Primeiro longa-metragem patrocinado pelo SESI-SP e produzido pela Spray Filmes. Classificação indicativa livre para todas as idades.

Dia 20 de outubro – quinta-feira – 19h30 às 21h

Sarau sua língua é seu corpo – Poéticas de Asfalto
O sarau é apresentado por Catharine Moreira, uma poeta com carreira internacional e uma grande referência artística para a comunidade surda. Além das performances que serão realizadas durante o Sarau, será realizado o lançamento da antologia Sua língua é seu corpo, que conta com recurso de QRCODE para que o leitor também consiga assistir as performances dos poemas que compõem a antologia de mesmo nome. Classificação indicativa livre para todas as idades.

Dia 21 de outubro – sexta-feira – 19h30 às 21h

Show Yzalú
Sempre atenta ao rap e apaixonada pela MPB, Yzalú extraiu das letras de protesto a batida tradicional do rap e adicionou a melodia envolvente do violão. Surgia aí um novo gênero musical que ela define como Música Contemporânea Brasileira. No mercado da música, desenvolve uma arte propulsora que dialoga e posiciona muito bem o seu produto/música com a sua persona/imagem na sociedade. A relevância de Yzalú transcende a música, tanto que foi eleita por duas vezes uma das mulheres pretas mais influentes do país. Classificação indicativa livre para todas as idades.

Dia 22 de outubro – sábado – 10h às 12h

Oficina “Dança para/com todos os corpos” com o bailarino e coreógrafo
Marcos Abranches
O workshop visa trabalhar com a ideia de que toda e qualquer atividade a ser proposta seja acessível a todos que realizam aquela vivência, explorando e aprofundando o experimento de exercícios de improvisação como um dos componentes para suas atividades cotidianas e também para o desenvolvimento da dança. Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino portador de “Coreoatetose” rara, decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. É importante saber que o profissional possui inteligência normal e, utiliza como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea. Público Alvo: jovens (a partir de 14 anos) e adultos (de qualquer idade) interessados em dança, corpo e movimento. 20 vagas. Inscrições antecipadas

Dia 22 de outubro – sábado – 19h30 às 20h30

Espetáculo de dança “O Idiota” com o bailarino e coreógrafo Marcos Abranches
Um corpo e a sua incontrolável vocação à ruína. Inspirado na obra homônima de Fiódor Dostoiévski, o espetáculo apresenta através da dança um paralelo contemporâneo das questões apresentadas pelo escritor russo que viveu no século XIX. Marcos Abranches personifica um cidadão perturbado por todo o caos político e social do seu país, aparentando incoerência e repetindo contextos absurdos, ditas por algumas figuras que fazem parte da atual gestão política. Classificação indicativa para maiores de 16 anos.

Dia 23 de outubro – domingo – 16h às 18h

Exibição do documentário “O artista e a força do pensamento” e bate-papo pós exibição com o bailarino Marcos Abranches e o diretor do filme Elder Fraga.
O filme explora e aprofunda a vida e obra do dançarino e coreógrafo Marcos Abranches. A ideia do documentário é mostrar que a pessoa e o artista caminham juntos e levam uma vida normal. O filme foi selecionado para 20 diferentes festivais nacionais e internacionais, em países como Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Rússia e Inglaterra, com destaque para o prêmio de como melhor documentário no 20º Arouca Film Festival em Portugal. Classificação indicativa para maiores de 16 anos.

Compartilhe nas Redes Sociais