2023: Queimadas provocam 35 casos de interrupção de energia em Bauru
As queimadas causaram 35 ocorrências de interrupção no fornecimento de energia no primeiro semestre de 2023, em Bauru. Na região, foram 90 casos, segundo levantamento do Centro de Operações da CPFL Paulista, que considerou interferências provocadas na rede de distribuição por incêndios de todas as proporções, em área urbana ou rural.
Em todo o ano de 2022 foram 222 casos. As queimadas recebem especial atenção das concessionárias de energia elétrica nessa época do ano. Tudo porque a baixa umidade oferece condição propícia aos incêndios e a ação dos ventos pode contribuir para propagar as chamas, agravando seus efeitos nas linhas de transmissão e distribuição.
Marcos Victor Lopes, gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da CPFL Energia, destaca que os incêndios sob a rede de distribuição de energia têm, muitas vezes, origem criminosa ou são causados pelo uso do fogo como método de limpeza em alguns cultivos. Assim, um incêndio criminoso ou uma queimada mal controlada para atividades agrícolas também podem colocar em risco o fornecimento de energia, provocando prejuízos. E para que haja interferências ou danos na rede elétrica não é necessário que as chamas alcancem os cabos de energia. O calor do fogo gera um campo ionizado, que pode provocar curtos-circuitos, acionar os sistemas de proteção do sistema e desligar as linhas ou até romper a fiação, interrompendo o fornecimento.
Considerando o impacto das queimadas sobre o meio ambiente e a população, tanto pelo aspecto da segurança quando da qualidade do fornecimento de energia, o grupo CPFL Energia incentiva de forma permanente a discussão sobre o tema por meio da campanha Guardião da Vida. O objetivo das ações, que envolvem atividades junto às comunidades e a divulgação de orientações para a prevenção de acidentes, é propor reflexão sobre as atitudes que poderiam ser evitadas, reduzindo transtornos e até salvando vidas.
Ao identificar um foco de incêndio, acione o Corpo de Bombeiros e as autoridades competentes; se for às margens de uma rodovia, ou próximo de uma rede elétrica, avise também a concessionária ou órgão estadual responsável.
Em caso de falta de energia ou de incêndio sob a rede elétrica, a população deve entrar em contato com os canais de atendimento da CPFL Paulista:
• Site: www.cpfl.com.br
• App “CPFL Energia”, disponível para smartphones Android ou iOS
• SMS: enviar para 27351 (em casos de falta de energia, o cliente envia seu código de consumidor para este número e recebe também via SMS a previsão de restabelecimento)
• Call Center: 0800 010 10 10 (ligação gratuita)
• WhatsApp: (19) 99908-8888
Por Redação/JC