2° Festival Coletivo Samba começa nesta sexta-feira
A segunda edição do “Festival Coletivo Samba” acontece neste final de semana, nos dias 14, 15 e 16 de abril, a partir das 18h, na Praça Orlando Lamônica, no Jardim Godoy. Todas as atividades são gratuitas, mas pede-se a contribuição voluntária de um litro de leite para o projeto social “De Grão em Grão”.
Entre as atrações estão o “Projeto Nosso Samba” e o tradicional “Encontro dos Sambistas”, além de muitos convidados de peso que defendem diariamente a bandeira do samba, como o maior patrimônio cultural imaterial do Estado de São Paulo.
A organização é do movimento “Coletivo Samba” em parceria com a “Embarca Mídia”, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que destinou recursos públicos para o evento por meio do Edital de Apoio à Realização de Festivais Culturais da Cidade de Bauru.
O festival começa na sexta-feira, 14/4, às 18h, com a roda de samba do Ivo Presidente e seus convidados especiais. Entre eles, Diogo Cosmo, Paulinha Queiroz, Jack do Pandeiro, Rafael Alves, Silvia Souto, Rasta Petisken, Igor Galdino e Davi Landin.
Na tarde de sábado, a partir das 14h, no Teatro de Arena do Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva”, localizado na Avenida Nações Unidas, n˚ 8-9, o festival oferece duas atividades para quem quer conhecer mais sobre o ritmo. A primeira é uma oficina de introdução à percussão com Diogo Alves. Em seguida, às 16h um bate-papo sobre as raízes do samba com a professora Kely Magalhães e Ivo Presidente, dois dos maiores defensores do gênero na cidade. A noite, o festival volta para a Praça Orlando Lamônica, onde o público vai poder dançar e cantar com o “Projeto Nosso Samba”.
No domingo, 16/4, também na praça, o encerramento do festival ocorre a partir das 16h, com o tradicional “Encontro dos Sambistas”. Todas as atividades são gratuitas.
Segunda edição
De acordo com Ivo Presidente, um dos líderes do movimento “Coletivo Samba”, grupo que organiza o evento, o festival era uma ideia antiga que começou a sair do papel durante a pandemia. “A gente conseguiu ser contemplado pelo ProAC durante o isolamento social e deu início ao festival de maneira remota. Então, por mais que a gente trouxe o João Martins, um sambista carioca que é sucesso, a gente não conseguiu ter a mesma repercussão que a gente espera ter agora, quando a gente pode cantar junto, sambar e acompanhar as rodas batendo na palma da mão com diversos artistas de Bauru e região. A expectativa está muito alta porque estamos conseguindo manter a relevância do samba em Bauru, mesmo fora da época do carnaval, que sempre foi uma das nossas maiores motivações”, declarou ele.
A novidade este ano é a possibilidade do público participar da ação solidária do evento, doando um litro de leite que será revertido para o projeto social “De Grão em Grão”.
Para ficar por dentro de tudo mais que vai rolar na segunda edição do “Festival Coletivo Samba” acompanhe todos os detalhes em nosso perfil nas redes sociais: @coletivosambaoficial.
Serviço
Festival Coletivo Samba 2˚ edição
Data: 14, 15 e 16 de abril de 2023
Horários: sexta, a partir das 18h, sábado, a partir das 15h e domingo, a partir das 16h
Local: Praça Orlando Lamônica, Jardim Godoy
Realização: Embarca Mídia e Movimento Coletivo Samba
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura de Bauru
Instagram: @coletivosambaoficial
Entrada Gratuita (contribuição voluntária de um litro de leite para o projeto social “De Grão em Grão”)