Robô brasileiro ajuda pacientes na UTI a manter contato com a família

Psicóloga ressalta a importância de conversas com familiares e amigos para conseguir superar uma internação por covid-19

Um robô desenvolvido para atuar em hospitais pode auxiliar o lado psicológico de quem está internado na UTI com  covid-19 ao permitir o contato de pacientes com familiares. 

O equipamento consegue interagir em português, detectar pessoas ao redor e se movimentar de forma autônoma pelo corredores de um hospital. O projeto foi desenvolvido pela startup Human Robotics, que é acelerada pela Hotmilk -ecossistema de Inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Os robôs também podem contribuir para reduizir a exposição de profissionais da saúde ao novo vírus. As máquinas podem desde levar comida ao quarto até fazer relatórios de rotina. No Japão e na China, a tecnologia já tem como finalidade auxilar no trabalho diário dentro dos hospitais antes mesmo da pandemia. Aqui no Brasil, o Hospital Universitário Cajuru (HUC), em Curitiba, foi o primeiro local escolhido para os testes com o novo robô brasileiro.

“Nos processos de teleatendimento, o uso dos robôs diminui a exposição dos médicos e enfermeiros a contaminações, ao mesmo tempo em que traz a humanização da medicina facilitando a comunicação por voz e vídeo entre pacientes (em quarentena ou não) e familiares. Além disso, proporciona o acesso remoto para acompanhamento de cirurgias e casos sem risco de contaminação”, explica Olivier Smadja, fundador da Human Robotics.

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