Festival de Artes Cênicas de Bauru tem inscrições abertas até este domingo
Um dos principais eventos voltados para as artes cênicas do estado de São Paulo, o FACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru – completa 12 anos em 2023. Para compor esta edição, os curadores da mostra não-competitiva de espetáculos, performances, oficinas, workshops e bate-papos, estão à procura de grupos da região de Bauru.
São dois editais abertos para artistas das áreas de Teatro, Dança, Circo e/ou Performance. O primeiro, para espetáculos regionais, vai selecionar um grupo ou artista de Bauru ou região para se apresentar durante a programação, que tem início dia 23 de setembro.
Já o segundo edital é o do Cabaret Scènesonore, tradicional encontro de artistas, que vai selecionar 5 números para se apresentarem no encerramento do Festival, dia 30 de setembro.
Ambos os editais estão disponíveis no Instagram do evento @facebauru. As inscrições se encerram no domingo, dia 30 de julho. Todas as ações do FACE serão oferecidas à população gratuitamente, e as informações sobre as atrações podem ser acessadas nas redes sociais do Festival.
Sobre o grupo Protótipo (R)existindo!
Ao longo de quinze anos de inquietações artísticas, o grupo tem tido como premissa a pesquisa e a criação artística, primando pelo trabalho do ator e experienciando uma pesquisa multilinguagem e transversal, que busca novos elementos na articulação do simbólico, do imagético e artístico.
Atualmente, ainda que ancorado por diferentes filósofos e pesquisadores, o Protótipo caminha pelos estudos do lugar-memória, dos princípios do teatro-documentário e da dramaturgia da lembrança, na incessante investigação por uma maneira própria de criação cênica expandida.
Já contemplados por diversos projetos de incentivo à cultura nas esferas municipal, estadual e federal, o grupo segue cada vez mais instigado em diferentes experimentações, atento à contemporaneidade.
Ao trilhar esses processos, foi constatado que é através da confluência entre a arte e a política que é possível fomentar, potencializar e ampliar a difusão cultural. Assim, transbordando as fronteiras de nossas pesquisas com o intuito de democratizar o acesso à arte, e ao entender a necessidade da formação de público, nasceu o Festival de Artes Ciências de Bauru. O grupo segue se reinventando a partir da existência e da subjetividade de cada cena que já passou pelos palcos e telas deste festival.
Histórico do Festival
Surgido em 2012, o FACE, Festival de Artes Cênicas de Bauru, é um dos principais eventos da área do estado de São Paulo. Ao longo de nossa trajetória, foram aproximadamente 140 atrações – nacionais e internacionais – e mais de 115 ações formativas.
Idealizado pelo grupo Protótipo Tópico, desde a primeira edição, o festival promove as mais recentes pesquisas desenvolvidas dentro das artes cênicas. Por ser uma mostra plural e não competitiva, o FACE já contemplou atrações de diversos segmentos, como teatro, dança, circo, performance e audiovisual. Ao longo desses 12 anos, recebemos um público estimado em 34 mil pessoas.
Com o objetivo de democratizar o acesso e a circulação de bens culturais, todas as edições contaram com programação gratuita e atrações realizadas em diversos locais de Bauru, desde palcos tradicionais até parques e praças.
Em 2020, em decorrência da pandemia de Covid-19 e a necessidade de distanciamento social, o festival passou a ser transmitido online. Enquanto não foi possível acolher presencialmente o público, o alcance nas redes foi ampliado, fortalecendo sua identidade diversa e inclusiva, promovendo a arte como ação fundamental na construção de sensibilidades, entendimentos e novos horizontes.
As ações presenciais foram retomadas em 2021, na 10ª edição do festival, com transmissões online e um pequeno público, respeitando os protocolos sanitários. Em 2022, no seu aniversário de 11 anos, o FACE celebrou o retorno integral da plateia.
Serviço
12º FACE – Festival de Artes Cênicas de Bauru
De 23 a 30/09
Atividades gratuitas
Informações: faceaface.art.br e @facebauru
Realização: Grupo Protótipo Tópico e SAC – Sociedade Amigos da Cultura
Apoio: Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e do Governo Federal