Bauruense é vítima de golpe no Bolsa Família e valor é sacado em agência do RJ
Uma beneficiária do Bolsa Família de 51 anos, de Bauru, teve seu auxílio de R$ 750,00 sacado por um desconhecido na segunda-feira da semana passada (19), no Rio de Janeiro. A vítima registrou uma contestação do saque junto a uma agência da Caixa Econômica Federal na quinta-feira (22) e um Boletim de Ocorrência (BO) na Polícia Civil de Bauru nesta terça-feira (27).
Ao JC, a mulher relatou uma primeira tentativa de saque no dia 17 de fevereiro em um caixa eletrônico, também no Rio. No entanto, o Bolsa Família só seria depositado no dia 19, data em que a conta foi esvaziada, logo pela manhã. Além disso, o invasor alterou o e-mail e o telefone cadastrados no aplicativo Caixa Tem. O novo número é de DDD 21 (código de área do Rio de Janeiro).
A vítima informou, ainda, que na Caixa e na polícia recebeu relatos de outras pessoas que passaram por um problema semelhante. A reportagem procurou o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, responsável pelo Bolsa Família, para saber se existem outros casos. O órgão, porém, não se manifestou até a publicação desta matéria. No Registro de Contestação a mulher informou que não teve suas senhas solicitadas por telefone ou sms, um método comum de engenharia social – técnica de manipulação que explora erros humanos para obter informações privadas e invadir sistemas digitais.
O delegado da Polícia Civil Alexandre Protopsaltis alerta para que a população não forneça dados pessoais. “É preciso sempre ter cautela ao realizar qualquer transação e procurar contato direto com a instituição financeira”, afirma. O caso, segundo ele, pode ser investigado pela Polícia Federal após apuração dentro da Caixa Econômica Federal.
Por Jornal da Cidade