Fase Emergencial é prorrogada até 11 de abril
O Governo de São Paulo confirmou nesta sexta-feira (26/03), que a Fase Emergencial será prorrogada até 11 de abril em todo o estado. Em vigor desde 15 de março, a fase mais restritiva iria até 30 de março.
Entretanto, por conta da explosão de casos e do colapso no sistema de saúde, a gestão estadual decidiu ampliar o período das restrições.
Hoje o estado de São Paulo registrou 1.193 novas mortes provocadas pela Covid-19, novo recorde em 24 horas desde o início da pandemia, chegando a 70.696 mortes desde o início da pandemia. Nesta sexta, foram registrados ainda mais 21.489 casos, totalizando 2.392.374 casos confirmados.
A média móvel agora é de 557 mortes diárias. O estado de São Paulo está há 25 dias com tendência de alta nas mortes.
Fase emergencial
Na fase emergencial foram suspensas celebrações religiosas e esportivas coletivas, e uso de praias e parques.
Alguns setores e serviços, que tinham autorização para funcionar durante a fase vermelha, também foram proibidos de operar, como lojas de materiais de construção e a retirada presencial de mercadorias e alimentos nas lojas.
Para as empresas foi determinado o home office para as atividades administrativas dos setores não essenciais, e o governo recomendou o escalonamento do início do expediente para diminuir aglomerações no transporte público.
Denúncias
O Governo também pediu apoio da população para denunciar situações de aglomerações e descumprimento das medidas:
Denúncias de irregularidades (aglomerações e atividades clandestinas), podem ser feitas no site do Procon (www.procon.sp.gov.br), pelo e-mail [email protected] e para a Vigilância Sanitária do Estado no 0800 771 3541.