HE abre mais duas UTIs, mas oito pacientes graves ainda esperam leito
Entraram em funcionamento, finalmente, as outras duas UTIs prometidas para o Hospital Estadual (HE) de Bauru. Agora, a unidade conta com 60 leitos de terapia intensiva para tratar Covid, contudo, todos já estavam ocupados nesta quarta-feira (24/03), data em que a prefeitura divulgou outras nove mortes pelo coronavírus, sendo que quatro delas são de pessoas que estavam à espera de internações em hospitais do Estado.
A expansão corresponde ao “pacote” de vagas divulgado pelo governo estadual em fevereiro deste ano. Conforme o Jornal da Cidade anunciou, seriam dez novas UTIs no HE, sendo que oito foram liberadas no último dia 12 e as outras duas ontem.
Mesmo com a ampliação, as 60 UTIs na unidade já estão 100% ocupadas – o hospital vinha operando com superlotação há dias – e as enfermarias, que são 68 leitos no total, estão com índice de 90% de ocupação, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde.
Já em relação à “novela” do hospital de campanha do HC, não há novidades. As dez UTIs do local, que também constam no “pacote” prometido, ainda não saíram do papel e seguem sendo discutidas.
Enquanto isso, bauruenses com Covid-19 continuam no ‘mini hospital’ – junção do PS Central e do Posto de Atendimento Covid (PAC) – aguardando vagas de internação em hospitais. Ontem, eram 25 pessoas nesta condição, sendo oito deles à espera de leitos de UTI.
ÓBITOS NA FILA
A Prefeitura Municipal garante que, no ‘mini hospital’, os pacientes recebem todo o suporte, com acompanhamento médico, de enfermeiros, medicamentos e exames. Contudo, é de consenso que a estrutura não é tão complexa quanto a de uma UTI propriamente dita.
Por Vitor Oshiro/JCNet