Foto: TripAdvisor

Datafolha: 71% apoiam restrição de funcionamento de comércio e serviços para combater Covid-19

Enquanto mais de 2 mil pessoas morrem de Covid-19 por dia e o sistema de saúde dá sinais de colapso em todo o país, cresce o apoio da população a medidas de isolamento social, segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18/03). O levantamento mostra que 71% apoiam medidas de diminuição do horário de funcionamento do comércio e serviços em geral e que 59% acham que, neste momento, é mais importante deixar as pessoas em casa, mesmo que isso prejudique a economia.

A pesquisa do Datafolha foi feita, por telefone, entre segunda e terça-feira e ouviu 2.023 pessoas. Quando questionados sobre a redução no tempo que serviços ficam abertos ao público, como forma de tentar diminuir a circulação de pessoas, 71% disseram que são a favor e 28% contra. Houve um crescimento do apoio de dezembro, quando foi feita a última pesquisa, para cá. Naquela ocasião, 61% apoiavam a restrição de horário, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A maioria da população aprova o fechamento de praias (81%), parques (78%), academias (75%), escolas (66%), salões de beleza e escritórios (62%), igrejas e templos religiosos (59%) e lojas, bares e restaurantes (59%). A paralisação dos jogos de futebol, determinada por alguns estados, como São Paulo, é apoiada por 76%.

Em outra questão do levantamento, 59% dos entrevistados disseram que é mais importante deixar as pessoas em casa para conter o vírus, enquanto 30% defenderam que o mais importante é acabar com o isolamento para incentivar a economia, 10% não responderam nenhuma das duas alternativas.

Por G1

Compartilhe nas Redes Sociais