SP restringe circulação de 23h a 5h no estado a partir de sexta
O governo de São Paulo determinou a restrição de circulação das 23h às 5h todo o estado. A regra entra em vigor a partir desta sexta-feira (26/02) e valerá até o dia 14 de março.
Anunciada nesta quarta (24/02), a medida é complementar ao plano de flexibilização econômica e ocorre após o estado registrar maior número de pacientes com Covid-19 internados em UTI desde o início da pandemia.
“Dado ao fato de que chegamos ao recorde de internados com Covid-19 no sistema hospitalar de São Paulo, o governo de São Paulo, atendendo expressa recomendação do centro de contingência, decreta restrição de circulação de pessoas das 23h às 5h em todo o estado, de 26 de fevereiro a 14 de março”, disse o governador João Doria em coletiva de imprensa nesta quarta (24).
Além da restrição de mobilidade, a gestão de João Doria antecipou a reclassificação do Plano São Paulo e regrediu a região de Marília para a fase vermelha da quarentena, na qual já estavam Barretos, Presidente Prudente, Bauru e Araraquara. As demais regiões do estado não sofreram alterações.
O anúncio de medidas mais duras ocorre menos de uma semana após o governo divulgar uma revisão na regra de venda de bebidas alcoólicas na fase amarela do plano. Antes, mesmo com autorização para funcionar até 22h, os restaurantes tinham que interromper a venda e consumo interno de bebidas até 20h. Lojas de conveniência também só estavam autorizadas a vender bebidas alcoólicas até as 20h.
Com a mudança, o horário para os dois setores foi estendido até 22h. Bares continuam só podendo funcionar até 20h na fase amarela.
As regras para as fases laranja e vermelha continuaram as mesma, com obrigatoriedade de fechamento de todos os setores não essenciais até 20h, incluindo a venda de bebidas.
Veja os principais pontos da nova medida:
- Serviços essenciais, como postos de gasolina, transporte público e supermercados, podem funcionar no horário de restrição.
- Bares, restaurantes e comércios não podem operar no horário. No entanto, esses estabelecimentos já eram restritos pelo Plano SP, e devem fechar às 20h ou às 22h, a depender da região do estado.
- Escolas públicas e particulares podem funcionar seguindo os protocolos já estabelecidos.
- Na prática, governo diz que vai endurecer fiscalizações no horário das 23h às 5h.
- Polícia vai fazer blitze de orientação à noite, mas não serão aplicadas multas para pessoas que estiverem nas ruas após as 23h.
Classificação – atualizada em 24 de fevereiro
Vermelha – só operam serviços essenciais
- Araraquara
- Bauru
- Barretos
- Presidente Prudente
- Marília
- Ribeirão Preto
Laranja – bares não abrem, e demais serviços funcionam com restrições de horários e capacidade
- Franca
- Piracicaba
- São José do Rio Preto
- São João da Boa Vista
- Taubaté
Amarela – comércio e restaurantes podem funcionar até 22h; bares até 20h
- Araçatuba
- Sorocaba
- Baixada Santista
- Campinas
- Grande SP – incluindo capital
- Registro
Por Redação/G1