FIFA revela mascotes oficiais da Copa do Mundo 2026: Maple, Zayu e Clutch
A FIFA divulgou nesta quarta-feira (24) os primeiros teasers dos mascotes oficiais da Copa do Mundo de 2026, que será sediada por Canadá, México e Estados Unidos. As publicações, feitas nas redes oficiais do torneio, mostraram três silhuetas animadas e revelaram os nomes dos personagens: Maple, Zayu e Clutch.
Cada mascote representa uma das nações-sede: Maple estará ligado ao Canadá, Zayu ao México e Clutch aos Estados Unidos. As peças divulgadas pela organização trazem apenas contornos dos personagens, mas já associam cada nome ao respectivo país anfitrião.



Nos teasers, as silhuetas sugerem papéis futebolísticos diferentes para cada mascote: Maple aparece como um personagem com postura de goleiro usando a camisa 1.
Zayu surge como atacante, associado à camisa 9, e seu nome tem raiz no náuatle (língua dos povos astecas), com o sentido de “jovem”, além de traços que remetem a um felino.
Já Clutch foi apresentado com postura de meio-campista criativo, vestindo a camisa 10 e com o azul como cor predominante na sua silhueta. Como as imagens divulgadas são teasers, essas informações vêm acompanhadas do formato silhueta, que deixa detalhes finais para anúncios posteriores.
A presença de mascotes em Copas do Mundo é tradição desde 1966, quando o leão Willie representou a Inglaterra. Desde então, cada edição passou a contar com personagens próprios. A edição de 2026 será a 16ª a ter mascote(s) oficiais e o torneio volta a adotar personagens que dialogam com as identidades locais das sedes.
Historicamente, apenas duas Copas tiveram mais de um mascote oficial: a Alemanha Ocidental, em 1974 (Tip e Tap), e o Mundial de 2002 (Coreia do Sul/Japão), que contou com o trio Ato, Kaz e Nik. A divulgação atual segue a estratégia de teasers em vídeo e posts nas redes sociais, usada por FIFA para gerar expectativa antes da apresentação completa das artes finais e das histórias dos personagens.
Próximos passos: a FIFA deve liberar em breve as versões completas dos mascotes com visual definitivo, nomes em materiais oficiais e roupas/cores completas além de material promocional e campanhas voltadas a fãs e a ações de marketing nos três países-sede. A expectativa é que, além das aplicações em produtos e estádios, os mascotes sejam apresentados em ações locais que conectem cultura e futebol.
Relembre os mascotes das Copas do Mundo
- 1966: World Cup Willie
- 1970: Juanito Maravilla
- 1974: Tip e Tap
- 1978: Gauchito
- 1982: Naranjito
- 1986: Pique
- 1990: Ciao
- 1994: Striker
- 1998: Footix
- 2002: Kaz, Ato e Nik
- 2006: Goleo VI
- 2010: Zakumi
- 2014: Fuleco
- 2018: Zabivaka
- 2022: La’eeb
Por Lucas Cauã | Com informações CNN Brasil, Fifa e NSC