Companhia Estável de Dança de Bauru apresenta o espetáculo ‘Vejo Cores e Gestos’ nesta quinta-feira
A Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Cultura, apresenta o espetáculo ‘Vejo Cores e Gestos’ da Companhia Estável de Dança nesta quinta-feira (25), às 20h, no Teatro Municipal ‘Celina Lourdes Alves Neves’. A entrada é gratuita, e os ingressos devem ser retirados a partir das 19h no Teatro Municipal.
Com coreografia de Arilton Assunção e direção artística de Sivaldo Camargo, o espetáculo tem duração de 30 minutos, e contará com as participações especiais do Grupo de Dança Terena da Aldeia Kopenoti de Avaí e do Grupo Street Star de Lençóis Paulista.
O espetáculo ‘Vejo Cores e Gestos’ é uma coreografia contemporânea, que foi criada especialmente para a Companhia Estável de Dança, inspirada nas cores quentes e frias, com trilha sonora formada por compositores brasileiros. Para Arilton Assunção, a dança contemporânea não precisa de mensagem, de histórias e uma trilha sonora completa, como ocorre na dança clássica. Nesse estilo, o corpo em movimento estabelece sua própria dramaturgia, musicalidade e história. “O pensamento se faz no corpo e o corpo que dança se faz pensamento, ou seja, completam-se. É importante seguir os movimentos da alma”, comenta o coreógrafo Arilton Assunção.
PARTICIPAÇÕES
O Grupo de Dança Terena da Aldeia Kopenoti se apresentará pela primeira vez no Teatro Municipal de Bauru, com a Dança Hiyokena Kipae Aldeia Kopenoti. Apresentado pelos homens do povo terena, sendo dois grupos de composição aproximadamente de seis pessoas ou mais de cada lado, que é comandado pelo cacique da dança, que orienta os demais componentes do grupo. Acompanhados ao som da música, através dos instrumento flauta e bumbo, tocada através de dois indígenas do grupo.
A dança é apresentada na Aldeia na época de festejos e também quando convidados pelas escolas ou movimentos interessados de fortalecimento da cultura ancestral do povo terena. O grupo pertence a Comunidade Indígena da Aldeia Kopenoti, na Terra Indígena de Araribá, em Avaí, tendo como atual responsável a liderança tradicional o Cacique Chicão Terena.
Já o Grupo Street Star, da Secretaria de Cultura de Lençóis Paulista mostrará a coreografia ‘Brasil’, de Marcelo Estrela, que fez parte do Festival ‘A Volta ao Mundo’ 2024. A personagem chega ao Brasil e se depara com as raízes das nossas histórias, e a força da nossa ancestralidade. A coreografia também celebra o Maculelê, dança folclórica afrobrasileira com bastões que mistura ritmo, luta e celebração, valorizando a potência e a identidade que nos conectam com a cultura popular e a essência do povo brasileiro.
COMPANHIA ESTÁVEL DE DANÇA
A Companhia Estável de Dança de Bauru é um corpo artístico da Secretaria de Cultura, que tem como objetivo principal a criação da dança, produção e circulação de espetáculos, sendo dirigida por Sivaldo Camargo, professor de ballet, alongamento e produtor. Sivaldo assina a assistência de coreografia de coreógrafos contratados para criação e é responsável pela divulgação de todas as atividades da Companhia, além da guarda dos figurinos e acessórios e documentos.
Com uma trajetória de apresentações em diversos municípios paulistas, a Companhia Estável de Dança conquistou reconhecimento público e hoje é considerada por profissionais e críticos especializados como uma das mais importantes companhias públicas de dança do Estado de São Paulo.
Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 30 mil pessoas em 25 municípios, com mais de 200 apresentações, acumulando um repertório coreográfico de 28 coreografias. Além da difusão e circulação de espetáculos, a Companhia Estável de Dança atua na profissionalização de bailarinos, desenvolvimento de programas educativos, projetos sociais e preservação da memória da dança.
A apresentação terá direção e supervisão de Sivaldo Camargo, coreografia de Arilton Assunção, iluminação de Flávio Lima, cenotécnica de Thiago Neves e operação de áudio de Kevin Vignotto. O elenco da Companhia Estável de Dança é formado pelas bailarinas Beatriz Lopes, Damaris Brandt, Ester Cano, Eduarda Bodo, Marcela Victória, Kananda Cari, Livia Pimenta, Sophia Dias e Victoria Caroline.
SERVIÇO
Espetáculo ‘Vejo Cores e Gestos’ – Companhia Estável de Dança
Data – 25/09 (5ª feira), às 20h
Local – Teatro Municipal ‘Celina Lourdes Alves Neves’ – Avenida Nações Unidas, 8-9 – Centro
Entrada gratuita – retirada de ingressos a partir das 19h, no Teatro Municipal