Após rajadas de 90 km/h, Prefeitura de Bauru informa que serviços estão em grande parte normalizados
A Prefeitura de Bauru segue ininterruptamente com diversas frentes de trabalho na recuperação dos estragos causados pelos ventos de 90 km/h que atingiram a cidade no começo da tarde de segunda-feira (22). O Terminal Rodoviário foi um dos principais locais afetados com destelhamento de parte da cobertura.
Segundo a Emdurb, as equipes permanecem empenhadas na recuperação do telhado e na limpeza do terminal. Uma árvore de grande porte, que caiu na área do estacionamento, foi cortada e a área já liberada para veículos. Um gerador de energia foi alugado e os guichês das empresas de ônibus, bem como o setor administrativo, estão funcionando normalmente. A área de embarque e desembarque de passageiros permanece isolada. O serviço está sendo prestado na área externa, em frente à entrada principal. Apesar dos esforços, ainda não há previsão para a liberação total do terminal.
Já em relação aos semáforos, a Emdurb informa que praticamente todos os equipamentos voltaram a funcionar, com alguns pontos inoperantes.
O quarteirão 9 da avenida Nuno de Assis, no sentido Centro-Mary Dota, foi liberado para fluxo de veículos durante a noite após a remoção de uma árvore de grande porte.
Equipes da Secretaria de Serviços Urbanos percorrem as principais avenidas da cidade para a limpeza de galhos e folhas que caíram por causa do vento. Já a Secretaria do Meio Ambiente e Bem-Estar Animal atua nas ruas realizando o corte de árvores e galhos, com prioridade para os que obstruem vias ou oferecem risco a residências, escolas, hospitais, postos de saúde e as principais vias de acesso. Reforça ainda que todas as demandas da população serão atendidas.
A equipe de terraplanagem também está nas ruas, auxiliando no recolhimento de galhos, troncos e raízes, com apoio de caminhão basculante, retroescavadeira e pá carregadeira. Outros três caminhões carroceria realizam a coleta dos galhos já cortados pelas equipes de poda. A população pode informar sobre árvores caídas ou galhos quebrados pelo WhatsApp: (14) 3281-9363.
Algumas áreas do município continuam sem energia elétrica. A concessionária CPFL Paulista está com equipes trabalhando para normalização total do serviço. Pelo menos 20 equipes da CPFL de outras cidades, como Franca, São Carlos e Araraquara, estão em Bauru para ajudar na conclusão dos trabalhos.
A Defesa Civil de Bauru registrou o destelhamento de moradias na Vila Dutra e no Pousada da Esperança. Todos os moradores foram realocados em casas de parentes e ninguém ficou ferido. O órgão pede atenção aos motoristas por conta de cruzamentos com semáforos desligados e detritos nas ruas que podem causar acidentes.
Na área da Saúde, a Unidade Básica de Saúde do Núcleo Gasparini e Unidade de Saúde da Família estão sem energia elétrica, mas com atendimento normal.
Já na Educação, todas as escolas da rede municipal estão com as aulas normais.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) informa que na manhã desta terça-feira (23), apenas três poços continuavam sem operação por falta de energia: na região do Parque Val de Palmas, no Jardim TV e no Bairro Santa Cândida. Os poços Lotes Urbanizados e Gasparini estão com oscilação de energia e também podem comprometer o abastecimento de água. Equipes do DAE e da CPFL trabalham para o restabelecimento dos serviços.