Abertura da 17ª temporada do Projeto ‘Um Canto no Botânico’ será neste domingo
Vem aí a 17ª temporada do Projeto “Um Canto no Botânico”. A abertura será neste domingo (31), às 10h, com entrada gratuita. O projeto tem como objetivo oferecer ao público uma rica opção cultural aos domingos, divulgando os talentos musicais de artistas de Bauru e região.
As apresentações serão na Praça dos Bambus do Jardim Botânico Municipal de Bauru, com músicas para todos os gostos. A abertura, neste domingo, será com o show ‘Mil Tons de Milton’, das irmãs Paula Velozo e Ma Vellozo. A apresentação é uma homenagem ao grande cantor e compositor Milton Nascimento, trazendo um pouco da sua trajetória em todas suas fases musicais.
No show estarão presentes também os músicos Paulo Villaça, Otávio DelleVedove e William Magrão, interpretando grandes clássicos de Milton, como as canções ‘Maria, Maria’ e ‘Travessia’. O Projeto ‘Um Canto no Botânico’ é uma realização do Jardim Botânico Municipal de Bauru e tem o apoio das Empresas Amigas da Natureza.
O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal. Em caso de chuva, as apresentações serão realizadas no Centro de Visitação do Jardim Botânico.
O Projeto ‘Um Canto no Botânico’ começou em 2009, com o objetivo de promover a aproximação do público com a natureza, por meio da música. Realizado mensalmente no segundo semestre, o evento proporciona apresentações musicais gratuitas em meio à paisagem natural do Jardim Botânico, valorizando artistas locais e regionais e oferecendo ao público uma experiência cultural diferenciada.
Ao longo dos anos, o projeto consolidou-se como uma das principais ações culturais do Jardim Botânico, reunindo centenas de visitantes a cada show e fortalecendo a relação entre arte, lazer e conservação ambiental. Além de incentivar a cena musical da região, essa iniciativa reforça o papel do espaço como um ponto de encontro da comunidade, onde cultura e natureza se unem em harmonia.
MÚSICOS
Paula Velozo – violão, charango e voz
Paula atua no ramo da música desde 1981. Iniciou seus estudos de violão em Guarulhos, na Escola Moderna de Artes e, em Bauru, aprofundou-se em violão popular, viola caipira, piano, teoria musical e teclado. É formada em Desenho Industrial e Educação Artística pela Universidade de Bauru (atual Unesp) e pós-graduada em Musicoterapia. Expandiu sua formação artística com cursos de Teatro e Dublagem, além de Locução Radialista. Também já foi crooner das bandas Emoções, Habeas-Corpus, Expresso Super Som e Zaratruska, além de integrar o Quarteto Vocal Auto Retrato, com o qual recebeu o prêmio Prata da Casa de Bauru em 1984. Em Londrina, foi premiada no Profissionais do Ano de 1992 pelo destaque em MPB. Gravou jingles e vinhetas para emissoras de rádio e TV nos estúdios da Rádio Folha FM. Como cantora, lançou três CDs: Coração Mambembe (1996), que concorreu ao 11º Prêmio Sharp de Música na categoria Cantora Popular, Comendo Vento com Sal (2006), e No Meu Quintal, que em breve estará disponível nas plataformas digitais.
Ma Vellozo – voz e percussão
Assim como Paula, Ma também atua na música desde 1981, tendo iniciado seus estudos de violão em Guarulhos, na Escola Moderna de Artes. É formada em Psicologia pela Universidade de Bauru (atual Unesp) e pós-graduada em Musicoterapia, área em que desenvolve trabalhos em residências de longa permanência para idosos. Integrou o Quarteto Vocal Auto Retrato, premiado em 1984 com o Prata da Casa de Bauru, e foi crooner de diversos músicos da cidade, entre eles o Maestro Badê e José Ribeiro (Brahma). Atualmente, canta, toca percussão e violão ao lado de sua irmã, Paula Velozo, com quem se apresenta em Bauru e região, além da capital paulista, litoral do Estado de São Paulo, Paraná e região serrana do Rio de Janeiro.
Paulo Villaça – violão e cordas
Músico multi-instrumentista com mais de 45 anos de carreira, Paulo estudou violão, contrabaixo, saxofone e flauta transversal no Conservatório de Tatuí, e cursou Composição e Arranjo na Escola de Música de Piracicaba. Já atuou como professor no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM) – Zimbo Trio, estudou com Ulisses Rocha e participou de diversos Seminários Internacionais de Violão em Porto Alegre. Sua trajetória inclui gravação e produção de CDs e inúmeros shows. Atualmente, Paulo dedica-se como professor, arranjador e produtor musical, consolidando-se como referência no cenário artístico.
Otávio DelleVedove – sax e flauta
Otávio atua profissionalmente como músico há mais de 20 anos, com uma trajetória que abrange desde performances como instrumentista em palcos e estúdios até a produção musical em diferentes gêneros e a formação de novos talentos em instituições livres e de ensino superior. Ao longo de sua carreira, conquistou prêmios e participou de festivais de música nacionais e internacionais, além de integrar inúmeros projetos musicais voltados ao ensino, à pesquisa e à extensão. Também colaborou em iniciativas culturais independentes e em ações apoiadas por leis de incentivo à cultura, consolidando-se como um artista versátil e comprometido com a difusão da música.
William Magrão – percussão
William é percussionista há mais de 30 anos, com ampla atuação em bares, restaurantes e eventos particulares e corporativos. Integrou o AWE Trio, com o qual apresentou um repertório refinado de MPB em Bauru e região. Também participou do Coral Telesp e do Coral Arte Viva, sob regência da renomada maestrina Sônia Berriel.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
31/08 – Show de abertura ‘Mil Tons de Milton’, com Paula Velozo, Ma Vellozo, Paulo Villaça, Otávio Dellevedove e William Magrão – MPB
28/09 – Show ‘In Natura’, com Marco Zambon, Chico Maia e Paulo Del Nery (Grupo Miragem) – MPB
19/10 – Show ‘Natureza em Melodias’, com Lizeth, Wal e Paulo Del Nery – MPB
16/11 – Show ‘Samba Raiz: Da Tradição à Contemporaneidade’, com Ju Queiroz, Adriano Martins e Israel Felipe – Samba, Bossa Nova e MPB
07/12 – Show de encerramento ‘Paulo Maia e Convidados’, com Paulo Maia, Anderson de Paula e Denise Amaral – MPB