Foto: Freepik

Defensoria Pública de SP: Inscrição para mutirão de reconhecimento de paternidade termina nesta quarta

No próximo dia 16 de agosto, a Defensoria Pública do Estado de São Paulo participa do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, uma mobilização nacional que busca enfrentar um dos desafios mais sensíveis da infância brasileira: o reconhecimento de paternidade. A iniciativa, promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), oferece, em um único dia, exames de DNA gratuitos, orientação jurídica e encaminhamentos para conciliação e reconhecimento extrajudicial de paternidade, facilitando o acesso de milhares de famílias ao direito fundamental à identidade.  

Este ano, o mutirão acontece em mais de 50 unidades da Defensoria espalhadas pela capital, região metropolitana, litoral e interior do estado de São Paulo.

A participação no mutirão exige inscrição prévia. Interessados devem fazer a inscrição neste link até as 23h59 desta quarta-feira (13/8). 

A Defensora Pública-Geral do Estado de São Paulo, Luciana Jordão, destaca a importância da iniciativa: “O reconhecimento de paternidade é um direito fundamental da criança e do adolescente, que impacta diretamente em sua autoestima, pertencimento e acesso a direitos. O mutirão ‘Meu Pai Tem Nome’ é uma oportunidade para que famílias possam regularizar essa situação de forma rápida, gratuita e acolhedora, promovendo justiça e cidadania.”   

O reconhecimento de paternidade é um passo essencial para assegurar direitos básicos das crianças, como acesso à herança, benefícios previdenciários e, principalmente, o direito à identidade e ao vínculo familiar. No entanto, os dados ainda revelam um cenário preocupante: segundo a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), em 2024, 158.931 crianças foram registradas no Brasil sem o nome do pai na certidão de nascimento. No estado de São Paulo, esse número chegou a 27.384 crianças.  

Para mais informações sobre o mutirão e sobre como participar, basta acessar o site da Defensoria Pública de São Paulo.  

Serviço:  
Mutirão “Meu Pai Tem Nome” 
Data: 16 de agosto de 2025 
Inscrições: até 13 de agosto 
Local: Unidades da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Compartilhe nas Redes Sociais