Foto: Jornal da Cidade

Bombeiros resgatam corpo após afogamento na lagoa da Quinta da Bela Olinda

Um homem de 26 anos morreu afogado neste domingo (4) na lagoa da Quinta da Bela Olinda, localizada na região do Jardim Mary Dota, em Bauru. A vítima foi posteriormente identificada como Jhonatas Matheus Lisboa.

Ele foi velado no mesmo dia, na Funerária Coração de Jesus, no Centro, e sepultado mais tarde no Cemitério Municipal do Redentor. As informações foram confirmadas pela Emdurb.

O tenente Carlos Alexandre Prandini, do Corpo de Bombeiros, informou que a corporação foi acionada por volta das 10h e, após buscas realizadas pela equipe de mergulhadores, o corpo foi localizado às 11h20.

De acordo com o boletim de ocorrência (BO), registrado por policiais militares no plantão policial, populares que não quiseram se identificar informaram que a vítima tentou atravessar a lagoa nadando, partindo de uma margem até a outra. No entanto, durante o trajeto, submergiu e não retornou à superfície.

Ainda segundo o BO, foi requisitado exame perinecroscópico no Instituto Médico Legal (IML) de Bauru. Os policiais militares acrescentaram que nenhuma testemunha foi qualificada no registro.

A lagoa da Quinta da Bela Olinda é apelidada por muitos de “lagoa da morte”, devido às dezenas de mortes registradas no local. Uma das explicações para tantos afogamentos são os perigosos desníveis que existem no fundo da represa.

Uma batimetria feita em 2019 aponta que, em um trecho a partir da margem da lagoa, a profundidade varia bruscamente de 23 centímetros para 5,60 metros. Em outro ponto, a oscilação vai de 54 centímetros para 6,72 metros. Já o ponto mais profundo chegava a 9,91 metros.

Não há estimativa de, a curto prazo, haver intervenções para solução definitiva dos problemas, como a revitalização do espaço, aterramento do lago para reduzir a profundidade ou até o seu esvaziamento.

Por JCNET

Compartilhe nas Redes Sociais