Bauru terá máximas de 40 graus nesta semana, prevê IPMet
A primavera começou neste domingo (22) com intenso calor em Bauru e região. De acordo com a previsão do Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), os termômetros devem chegar a casa dos 40 graus na quarta (25) e quinta-feira (26).
O motivo das altas temperaturas é uma massa de ar seco, que deixará o tempo estável, com predomínio de sol e pouca nebulosidade em todo o Estado de São Paulo, sem previsão de chuva.
Se a previsão se confirmar, a cidade vivenciará dias de recorde de calor, no ano. Até agora, a máxima foi de 37,3 registrada na última sexta-feira (20), mesma temperatura do dia 4 deste mês.
Segundo o IPMet, nestes dias, a umidade também estará baixa, oscilando entre 12% e 16%. O percentual é considerado muito baixo, uma vez que o ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é 60%. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) inclusive, emitiu novos alertas para baixa umidade do ar e onda de calor em Bauru.
Quanto à umidade do ar, há alerta laranja de perigo válido até às 19h desta segunda (23) e alerta amarelo de perigo potencial até às 23h de terça-feira (24). Já a onda de calor, alerta amarelo de perigo potencial com temperaturas até 5 graus acima da média, seguirá até o final de terça-feira (24).
Nesse período, o INMET recomenda beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Em mais uma semana, Bauru está entre as áreas mais críticas do Mapa de Risco de Incêndio da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O alerta para o município é roxo, de emergência, pelo menos até sexta-feira (27).