SP prorroga portaria e trilhas do Horto e Botânico seguem fechadas em Bauru

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), prorrogou o fechamento de 81 Unidades de Conservação do Estado até o próximo dia 29. Em Bauru, entram na lista as trilhas do Horto Florestal e do Jardim Botânico Municipal, que estão fechadas desde a semana passada. As demais áreas desses parques seguem abertas normalmente ao público.

A decisão foi tomada nesta quinta-feira (12) após uma reunião do gabinete de crise do Governo, devido à continuidade das condições climáticas de risco nos próximos dias. Os parques foram fechados no dia 1º para proteger a população e a biodiversidade e manter foco total na prevenção a incêndios nessas áreas de preservação, informou a Fundação Florestal.

“Essa decisão mostrou-se muito eficaz neste período, por isso vamos estender o fechamento enquanto o cenário estiver crítico”, destaca Rodrigo Levkovicz, diretor-executivo da Fundação Florestal.

Prevenção e combate ao fogo

Além do fechamento das Unidades de Conservação, desde o dia 1º deste mês, o Governo de SP adotou uma série de medidas preventivas para evitar incêndios e proteger a população. Foram liberados cerca de R$ 6 milhões para a contratação de serviços de monitoramento e combate a incêndios florestais com aeronaves. O efetivo de bombeiros civis foi ampliado em 80% para combate ao fogo, chegando ao número de 102 profissionais que trabalham em conjunto com a Fundação Florestal.

Por Redação/Agência SP

Compartilhe nas Redes Sociais