Bauru é certificada no Programa Município VerdeAzul

Pelo terceiro ano seguido que o município de Bauru foi certificado no Programa Município VerdeAzul. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, em evento on-line nesta quinta-feira (17/12).

O Prefeito Clodoaldo Gazzetta participou da certificação, além dos servidores da secretaria do Meio Ambiente, que são interlocutores do Programa na cidade.

A certificação é um reconhecimento do trabalho que vem sendo realizado nos últimos anos pela Prefeitura de Bauru. Para receber a certificação a cidade precisa ter a pontuação acima de 80 pontos. A cidade atingiu 2020, 81,57 pontos.

As dez diretivas ambientais avaliadas são: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O Programa Município VerdeAzul foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, e tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental. O Programa estimula e auxilia as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.

Algumas das ações ambientais que a Prefeitura Municipal desenvolve: Hortas urbanas; Jardim Botânico; Programa de Educação Ambiental; Estrutura de Meio Ambiente; Secretaria do Meio Ambiente diretamente ligada ao Gabinete do Prefeito; Conselho de Municipal do Meio Ambiente; Utilização do Fundo Municipal do Meio Ambiente para ações ambientais; Parcerias e Articulações Intermunicipais; Centro de Educação Ambiental, Zoo, JB e DAE; Plano de Mata Atlântica e Cerrado; Guarda Responsável de Cães e Gatos; Zoo e JB como ferramentas de conservação de biodiverisdade; Parceria Fórum Pró Batalha – recuperação de nascentes; Ações de educação ambiental de preservação de nascente; Aplicabilidade de lei de queimas urbanas; Ações de educação ambiental com foco em queimadas; Ciclovia, ciclofaixa e ciclorota; Ações realizadas no aterro desativado para prevenção de contaminação solo e das águas; Obras prevenção de inundações da cidade; Manutenção de estradas rurais; Piloto de Floresta Urbana; Cartilha da arborização urbana; Viveiro Municipal; Plano de Saneamento e seu funcionamento; Plano de Resíduos Sólidos; Programa de Coleta Seletiva; Piloto de compostagem- ecoverde e Ecopontos.

Compartilhe nas Redes Sociais