Foto: Arquivos/Observatório

Observatório de Astronomia da Unesp terá atendimento ao público neste sábado

Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas (9/8) e ao seu 18º aniversário (4/8), o Observatório Didático de Astronomia da Unesp realizará um atendimento público gratuito na noite deste sábado (10/8). O evento, aberto a todos os públicos, contará com palestras realizadas pela equipe do observatório, sessões de observação do céu e atividades educativas para todas as idades.

O objetivo é celebrar a Astronomia Cultural dos povos indígenas nativos e a trajetória do Observatório, com contínuo compromisso com a ciência, educação e a divulgação científica.

Os portões serão abertos às 19h, com fechamento às 22h, neste sábado, 10 de agosto. O Observatório fica na Estrada Municipal José Sandrin, Chácaras Bauruenses, dentro do IPMet.

Astronomia Cultural

Astronomia Cultural é a área de pesquisa que investiga os conhecimentos e práticas astronômicas de diversas culturas, especialmente das comunidades indígenas. Ela reconhece a importância desses saberes tradicionais na compreensão do universo e na formação de significados culturais ligados ao céu, como a identificação de padrões estelares e a interpretação dos movimentos celestes.

É essencial destacar a relevância dos conhecimentos das comunidades indígenas para os estudos astronômicos, especialmente dentro do campo da Astronomia Cultural. No Brasil, várias constelações indígenas, como Ancião, Anta do Norte, Cervo e EMA, foram documentadas, evidenciando sua importância. A UNESCO, em colaboração com a União Astronômica Internacional (IAU), reconheceu a importância desses conhecimentos ancestrais relacionados ao céu.

A Astronomia Cultural desempenha um papel vital na educação, pois possibilita uma abordagem interdisciplinar que combina conhecimentos científicos com saberes tradicionais e culturais. Ao integrar os ensinamentos das comunidades indígenas sobre o céu e os corpos celestes, a astronomia se torna mais acessível e pertinente para estudantes de diversas origens culturais. Além disso, ao valorizar e respeitar os conhecimentos transmitidos ao longo das gerações, a Astronomia Cultural promove a diversidade cultural e fomenta uma compreensão mais abrangente e integrada do cosmos, contribuindo para uma educação mais inclusiva e enriquecedora.

18 anos do Observatório

Em 4 de agosto de 2024, o Observatório Didático de Astronomia “Lionel José Andriatto” (ODA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) comemorou seu 18º aniversário. Embora a inauguração oficial ocorreu somente em 2009, o ODA já havia iniciado suas atividades em 2006, ao se instalar no prédio cedido pelo Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet). A partir daí o Observatório se estabeleceu como referência para o desenvolvimento de pesquisas em ensino e divulgação científica no Brasil.

Ao longo desses 18 anos, o Observatório se destacou por sua contribuição significativa para a pesquisa científica. Projetos PRO-AM (colaborações entre astrônomos profissionais e amadores) desenvolvidos no ODA têm avançado a compreensão sobre diversos fenômenos astronômicos, contribuindo para o desenvolvimento da Ciência no Brasil.

Além disso, O ODA ganhou reconhecimento nacional e internacional e se tornou referência em espaços não-formais ao promover uma série de atividades e eventos voltados para estudantes e o público em geral, incluindo palestras, oficinas e observações astronômicas. Essas iniciativas visam despertar o interesse pela ciência e incentivar a busca pelo conhecimento bem como fomentar a formação de professores para a Educação em Astronomia.

Com informações de Observatório Didático de Astronomia da Unesp

Compartilhe nas Redes Sociais