Imagem Ilustrativa. Foto: IAT

Sagra alerta para descarte correto de embalagens de agrotóxicos

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sagra) reforça a campanha de orientação aos agricultores do município de Bauru sobre o descarte correto de embalagens de agrotóxicos. Esta medida é de suma importância para proteger o meio ambiente e a saúde das pessoas que utilizam estes produtos na lavoura.

O secretário de Agricultura e Abastecimento, o engenheiro agrônomo Jorge Abranches, lembra que existem duas leis federais, um decreto e uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que determinam a devolução obrigatória das embalagens vazias de agrotóxicos. “Armazenar a embalagem de agrotóxico sem os devidos cuidados pode causar contaminação do solo, do poço ou córrego da propriedade, e ainda põe em risco a saúde da sua família do agricultor”, enfatiza.

Para evitar estes problemas, os agricultores devem fazer a lavagem tríplice das embalagens rígidas vazias e inutilizá-las com a perfuração do fundo. As embalagens flexíveis sem produto devem ser acondicionadas dentro de embalagens de resgate. Já as embalagens com resíduos de agrotóxicos devem ser devolvidas sem lavar e fechadas com a tampa original e acondicionadas em embalagens secundárias ou sacos de resgate.

Em Bauru, existe a Unidade de Recebimento denominada ‘Aribau’, localizada na estrada vicinal no retorno do km 353 da rodovia Marechal Rondon. As embalagens de agrotóxicos devem ser entregues no local todas as quintas-feiras das 8h às 16h.

Compartilhe nas Redes Sociais