UPAs recebem reforço no atendimento
As quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Bauru ganharam o reforço de seis médicos, sendo quatro clínicos e dois pediatras, para reduzir o tempo de espera por atendimento nessas unidades. O reforço no atendimento é resultado de um aditivo válido por seis meses no contrato com a Fundação Estadual Regional de Saúde da Região de Bauru (Fersb), que já presta serviços em Bauru.
Confira abaixo as escalas de cada profissional nas quatro unidades.
UPA Bela Vista
Mais um médico clínico com atendimento das 7h às 19h de segunda a sexta-feira
Mais um médico pediatra com atendimento das 7h às 19h de segunda a sexta-feira
UPA Geisel/Redentor
Mais um médico clínico com atendimento das 10h às 22h de segunda a sexta-feira
Mais um médico pediatra com atendimento das 10h às 22h de segunda a sexta-feira
UPA Ipiranga
Mais um médico clínico com atendimento das 19h até 1h da manhã de segunda a sexta-feira
UPA Mary Dota
Mais um médico clínico com atendimento das 7h às 19h de segunda a sexta-feira
As unidades contarão com o reforço dos profissionais no atendimento de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana, a escala de trabalho retorna ao normal – consulte os plantões e profissionais com escalas em cada unidade no site da Prefeitura, clicando aqui.
A reforço no atendimento se deve ao aumento sazonal na procura por atendimentos relacionados a síndromes gripais e problemas respiratórios, típicos do inverno e agravados pelo tempo seco. A duração do contrato aditivo também foi mensurada em razão do aumento do número de casos de dengue, que podem se intensificar no período de chuvas, durante a primavera e principalmente, no verão.
PROTOCOLO DE MANCHESTER
Para a classificação dos riscos e a definição da prioridade no atendimento dos pacientes, as Unidades de Urgência e Pronto Atendimento seguem o Protocolo de Manchester. Durante a triagem (acolhimento), enfermeiros classificam o risco e a urgência baseados no Procolo, que é definido em 5 cores.
Vermelha – atribuída a pacientes que possuem risco de morte ou estão em condições de gravidade extrema, necessitando de atendimento imediato. Casos de crises convulsivas, paradas cardiorrespiratórias, hemorragias ou queimaduras em mais de 25% do corpo.
Laranja – indica pacientes em situações graves, mas com tempo de espera de até dez minutos. Casos de dores severas, cefaléia de rápida progressão ou arritmias, por exemplo.
Amarela – utilizada quando o paciente pode correr risco, mas não imediato, podendo aguardar até uma hora por atendimento. Casos de pacientes com vômitos intensos, desmaios, dores moderadas ou sinais vitais alterados, entre outros sintomas.
Verde – faz referência aos pacientes em casos pouco urgentes e que podem esperar até duas horas por atendimento. Quadros de virose, dores leves, náuseas, são alguns exemplos.
Azul – indica casos em que não há urgência para o atendimento, podendo o paciente aguardar por até quatro horas pelo atendimento ou ser encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O tempo de espera que exceder os limites propostos pelo Protocolo de Manchester passa a ser considerado como atraso no atendimento. A Secretaria de Saúde recomenda aos pacientes com quadro de resfriado ou viroses com sintomas leves como náuseas, por exemplo, que procurem uma unidade de saúde mais próxima de sua residência, pois o atendimento pode ocorrer em menor tempo do que numa UPA. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) possuem equipes qualificadas para o atendimento da população.