Biblioteca Municipal recebe letramento sobre povos ciganos
A Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu será sede do evento “Letramento étnico e cultural: Povos Rromá no Brasil e no mundo; tradições, identidade e cultura” na quarta-feira (29). O evento conta com a presença de duas palestrantes: Dra. Janaina Azevedo e Walkyria Costa.
Dra. Janaina Azevedo é especialista na cultura dos Povos Rromá. Linguista formada pela Universidade de São Paulo, possui mestrado e doutorado pela UNESP em Mídia e Tecnologia, além de ser tradutora e estudiosa do Chib Romani. Como empreendedora vinculada à Agência de Inovação da UNESP – AUIN, Janaina lidera o Sikadipe, projeto de Educação & Cultura. Ela também atua como professora, conteudista digital e escritora, com 8 livros publicados.
A segunda palestrante, Walkyria Costa, traz uma perspectiva única como mulher cigana Romi, pertencente à etnia ROM. Nascida e criada em uma das periferias da cidade de Bauru, Walkyria é filha de Wilson Cardoso, cigano Rom do Tronco familiar Rodrigues Fernandes, e Karine Russo, mulher periférica de linhagem imigrante italiana. Graduada em Artes pelo Centro Universitário do Sagrado Coração de Jesus, ela também é ativista dos direitos ciganos e membro da juventude cigana do Brasil.
O objetivo do evento é proporcionar uma oportunidade para explorar e celebrar a herança cultural dos Povos Rromá, abordando questões de identidade, tradições e desafios enfrentados pela comunidade tanto no Brasil quanto em todo o mundo. A participação é gratuita e aberta a todos.