Saúde entra em contato com pacientes do SUS para atualizar lista de espera de procedimentos
Com o objetivo de atualizar as informações dos cadastros dos usuários que aguardam em filas de espera para realização de procedimentos de saúde e consultas médicas especializadas, a Secretaria de Estado de Saúde iniciou, nesta segunda-feira (22), os contatos, via gravação telefônica programada, com os pacientes que aguardam por agendamento após a data de 31 de dezembro de 2020.
Após a divulgação de Nota Técnica da Secretaria Estadual de Saúde informando sobre a necessidade de atualização e recadastramento de pacientes junto ao Sistema de Informação e Regulação do Estado de São Paulo (SIRESP), antigo CROSS, e com o objetivo de otimizar a fila de procedimentos eletivos, a Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria de Saúde, alerta aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para a necessidade de atualização cadastral e confirmação do interesse na permanência na fila para procedimentos e consultas médicas especializadas de saúde. Os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para a atualização de dados pessoais e telefones de contato.
Diante dessa necessidade e do grande número de cadastrados não localizados, os pacientes inseridos na fila de espera até 31 de dezembro de 2020 que não atualizarem seus cadastros deixarão de constar da fila de espera, necessitando realizar o recadastramento para futuros agendamentos. Os cadastrados no SIRESP no período de 2015 a 2020 e que ainda aguardam pelo agendamento para procedimentos ou consultas médicas especializadas de saúde deverão realizar a atualização cadastral junto a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) até o dia 31 de julho. Os pacientes devem procurar a unidade de saúde munidos de documento pessoal com foto e comprovante de endereço, bem como manter os números de telefones atualizados.
Publicada no início de abril no Diário Oficial do Estado, a Nota Técnica, documento oficial da Secretaria Estadual de Saúde, convalidada pelo Conselho de Secretários Municipais de São Paulo (COSEMS), pela Deliberação CIB 36/2024, institui o processo contínuo de qualificação de filas de esperas inseridos pelos 645 municípios do estado no SIRESP, a ferramenta informatizada pela qual tramitam os dados de regulação de todo o estado de São Paulo.