Centro Cultural recebe exposição sobre a história da hanseníase no antigo leprosário de Bauru
O Centro Cultural ‘Carlos Fernandes de Paiva’ recebe a partir deste sábado (13) uma exposição itinerante promovida pelo Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) que celebra o aniversário do antigo leprosário, situado nos arredores de Bauru desde o início do século passado. Além de abordar a doença hanseníase e seu impacto socioeconômico e cultural na sociedade, a mostra destaca as histórias das pessoas afetadas, frequentemente marginalizadas e julgadas pela sociedade.
O museu do Instituto Lauro de Souza Lima preserva não apenas a história da doença, mas também pesquisas médicas, literatura e arte relacionadas, oferecendo ao público uma oportunidade de compreender melhor um tema muitas vezes estigmatizado. A exposição reconstitui o contexto histórico e social da doença, explorando os métodos de tratamento compulsório e a história do Asilo-Colônia Aimorés.
Além disso, destaca o papel do Instituto Lauro Souza Lima como referência na área de políticas públicas relacionadas à hanseníase.
Com o apoio do ILSL, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, por meio do Proac, e do Sistema Estadual de Museus, a exposição visa preservar o patrimônio cultural e estimular a reflexão sobre as políticas de saúde pública e a inclusão social.
Visitas
O Centro Cultural fica na avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro, com entrada gratuita. A exposição vai ficar no Centro Cultural até o dia 26 de maio. Os interessados em conhecer o museu podem agendar uma visita no instituto por meio do e-mail [email protected].
Acessibilidade
Embora a entrada principal tenha escadas, há uma rampa de acesso para garantir a acessibilidade e audiodescrição na exposição por meio de QR Code.