Maior obra da Botânica: Exposição ‘Flora Brasilienses’ é reinaugurada em Bauru
O Jardim Botânico Municipal de Bauru reapresenta, neste mês, a exposição fotográfica ‘Flora Brasilienses’, uma referência nos estudos da Botânica, considerada a maior obra finalizada na história dessa área. A exposição celebra o Mês da Botânica e possui milhares de ilustrações científicas de paisagens e plantas de diversos países, inclusive do Brasil.
A realização é da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e do Jardim Botânico, e está disponível no Centro de Visitação do Jardim Botânico Municipal de Bauru de terça a domingo, das 8h às 16h. A entrada é gratuita.
O Dia da Botânica é comemorado em 17 de abril, data que homenageia o nascimento do naturalista alemão Carl Friedrich Philipp von Martius.
SOBRE A EXPOSIÇÃO
A ‘Flora Brasiliensis’ foi produzida entre 1840 e 1906 pelos autores Carl Friedrich Philipp von Martius, Johann Baptist von Spix, August Wilhelm Eichler e Ignatz Urban, com a participação de 65 especialistas de vários países.
As ilustrações científicas de paisagens e plantas do Brasil que fazem parte da obra foram produzidas por naturalistas alemães durante uma expedição científica de três anos, percorrendo quase todo o Brasil para registrar a natureza.
A obra contém 40 volumes com 20,7 mil páginas, com ilustrações e descrições de mais de 22 mil espécies vegetais. Esse é o mais completo e abrangente levantamento da flora nacional. Sua importância pode ser medida pelo reconhecimento histórico e internacional.
O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal.