Abril terá queda no volume de chuvas e nas temperaturas, prevê IPMet
Iniciado nesta segunda-feira (1), o mês de abril será de queda no índice pluviométrico e nas temperaturas registradas em Bauru, como é comum para esta época do ano, informa o Centro de Meteorologia (IPMet). As primeiras aproximações de massas de ar frio oriundas do sul do continente também devem ser registradas neste mês. Um alento para quem não aguenta mais o calorão.
Por outro lado, o bauruense retoma a preocupação com o nível da Lagoa de Captação do Rio Batalha. Nesta segunda, de acordo com o site do DAE, estava em 3,2 metros, considerada ideal para abastecer os 100 mil munícipes que dependem dela.
Mas de acordo com a meteorologista Zildene Pedrosa, a queda na incidência de chuvas para este início de outono não significa seca. Embora já haja diminuição da umidade, a estiagem fica mais frequente quanto mais próximo do inverno, estação justamente conhecida pela escassez de chuva.
Para esta segunda-feira, segundo o IPMet, a previsão é de céu parcialmente nublado, mas sem chuva para a faixa territorial de Bauru. Já entre esta terça (2) e quinta-feira (4), a previsão é de algumas pancadas isoladas.
MEDIÇÃO
O site do IPMet aponta que o mês de março teve 184,7 milímetros de chuva, na média dos anos anteriores, que foi de 210,1mm em 2023, 176mm em 222 e 125mm em 2021. O ano que fugiu da normalidade foi 2020, com apenas 14,7mm.