Mutirão contra a dengue será no Núcleo Edson Francisco da Silva neste sábado
A Prefeitura de Bauru, por meio das Secretarias de Saúde e do Meio Ambiente, realiza neste sábado (2) um mutirão de limpeza para a prevenção da dengue na região do Núcleo Edson Francisco da Silva.
Serão recolhidos os materiais que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, como latas, garrafas e pneus. A Secretaria de Saúde pede a colaboração da população para que esses materiais sejam deixados nas calçadas até às 7h de sábado.
A pasta informa, porém, que não serão retirados podas de árvores, lixo orgânico, restos de materiais de construção, lâmpadas e móveis.
Casos
Bauru confirmou nesta quarta-feira (28), 1.555 casos prováveis de dengue. Apenas em 2024, até o momento, o município registra uma morte e 592 casos confirmados de dengue. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados pelo do Ministério da Saúde.
Prevenção
A Divisão de Vigilância Ambiental pede a colaboração da população na eliminação e descarte adequado de qualquer recipiente que possa acumular água, que devem ser levados aos Ecopontos. Cabe ainda aos munícipes verificar sempre os vasos de plantas, calhas, caixas d’água, ralos, e manter quintais, calçadas e terrenos limpos.
Visitas
Diariamente, os agentes de combate as endemias realizam visitas domiciliares, bem como nos imóveis comerciais com orientações a população e promovendo a eliminação dos criadouros com nebulização programada em áreas com casos positivados.
Mutirão
No último dia 17, um mutirão de limpeza recolheu mais de 40 toneladas de materiais na região do Núcleo Gasparini. As pastas estão organizando outros mutirões para as próximas semanas em regiões distintas da cidade.
Armadilhas
Desde o ano passado, o município conta com 580 armadilhas instaladas em todas as regiões da cidade. As armadilhas capturam os mosquitos, permitindo análises semanais pela Vigilância Epidemiológica e acompanhamento das regiões com maior incidência do pernilongo, como também o monitoramento dos locais onde são encontrados mosquitos contaminados com o vírus da dengue, permitindo mapear o tipo de dengue em circulação na cidade. Com base nos resultados, as equipes concentram os trabalhos em áreas críticas, visando tornar as ações mais eficientes e ágeis.
Os interessados podem acessar o mapeamento das armadilhas na página ‘Onde está o mosquito?’ disponível no site da Prefeitura. O mapa permite consultar a situação das armadilhas em cada bairro.