Foto: Reprodução

Bauru contabiliza estragos da chuva que arrastou pessoas, veículos e asfalto nesta quarta-feira

Nesta quinta-feira (15), Bauru contabiliza os estragos causados pela forte chuva registrada na tarde de quarta-feira (14). Com ventos fortes e trovões, a chuva causou inundações e enxurradas que arrastaram pessoas, veículos e placas de asfalto.

O temporal começou por volta das 15h, com uma segunda pancada perto de 16h30. Segundo o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet), foram 40 milímetros de chuva intensa, chegando a 46 milímetros até às 21h30, o que corresponde a 22% do volume esperado para o mês de fevereiro.

Os ventos chegaram a 55,4 quilômetros por hora e derrubaram ao menos nove árvores, a maior parte delas na região do Núcleo Mary Dota, com danos à fiação de energia elétrica.

Segundo a Prefeitura de Bauru, a administração ainda calcula os prejuízos da chuva desta quarta-feira (14) – que devem atingir a casa dos milhões.

Nações Unidas

Na avenida Nações Unidas, um homem e vários carros foram arrastados em trechos da via. O morador foi levado pela força das enxurradas na quadra 8 da avenida Nações Unidas, em frente ao Teatro Municipal de Bauru. Ele estava no local para vender cerveja, durante a apuração do Carnaval 2024. A expectativa dele era fazer renda. O homem foi resgatado por dois foliões da Escola de Samba Acadêmicos da Cartola. As imagens rodaram o Brasil, sendo conferidas inclusive no Exterior. O morador estava com dois isopores grandes, abastecidos com gelo e bebida. Aparentemente por conta do peso dos recipientes, ele levou mais tempo para procurar abrigo, segundo testemunhas. De acordo com elas, quando tentava levar dois isopores para dentro do teatro, uma onda provocada pela enxurrada o derrubou e o levou.

Ainda na quadra 8, pedestres ficaram ilhados sobre um banco de um ponto de ônibus e carros foram levados pela água, um deles pertencente a Marcos Morales. “Tinha estacionado em frente onde trabalho. Quando a chuva começou, desci da minha sala para ver. A enxurrada já tinha tomado toda a rua e levado meu carro”, conta. O veículo ficou destruído e não tinha seguro.

Já no trecho da Nações sob o viaduto da antiga Fepasa, ponto histórico de alagamentos, um idoso de 67 anos foi resgatado sem ferimentos de um Ford Ka arrastado pela enxurrada na Avenida Nações Unidas, em Bauru. O caso aconteceu por volta das 15h15. Paulo Moreira Garcia contou ao JC que havia esquecido a carteira em casa e tentava voltar até sua residência no momento do episódio. Ele foi arrastado ao cruzar a Nações pela rotatória que dá acesso à rua Marcondes Salgado. A correnteza, no entanto, estava tão forte que o veículo de Garcia foi empurrado em direção ao viaduto da antiga Fepasa. Ele estava sozinho. O aposentado foi resgatado por populares e por um servidor da Emdurb que passava pelo local. “Fiquei pedindo misericórdia de Deus. É a única coisa que eu podia fazer”. O maior medo, conta, era de que o veículo fosse arrastado para debaixo do viaduto, onde o alagamento é profundo, ou que o automóvel tombasse com ele dentro.

A infraestrutura da Nações Unidas, considerada uma das vias mais importantes do município, sofreu uma série de danos após as chuvas desta quarta. Na quadra 8 da avenida, em frente ao Teatro Municipal, todo o asfalto foi arrancado no sentido Nações Norte-Centro e em uma faixa de rolamento do sentido oposto. O mesmo problema chegou a acontecer em março de 2022, quando um forte temporal também arrancou placas de asfalto do mesmo trecho afetado nesta quarta-feira.

Comendador José da Silva Martha

Houve registro de alagamento também na avenida Comendador José da Silva Martha, que, segundo a Defesa Civil, chegou a mais de um metro de profundidade em alguns pontos do entorno da rotatória que dá acesso à avenida José Vicente Aiello. Três veículos ficaram ilhados no local.

A Defesa Civil também informou que houve alagamento, em menor escala, na rotatória da Praça Primaz Chujiro Otake (Praça do Relógio), inviabilizando temporariamente o trânsito de veículos no local. Na alameda Octávio Pinheiro Brisolla, a água da chuva arrancou parte de uma calçada de pedras portuguesas.

Um homem aparentando ter cerca de 60 anos foi arrastado pela enxurrada e ficou preso nas grades de proteção de um bueiro localizado na altura do cruzamento entre a avenida Comendador José da Silva Martha e rua Alberto da Silva Lêda, na Vila Santista. Segundo informações prestadas pelo Corpo de Bombeiros, o homem ficou com as pernas presas na estrutura e, devido à força da água, não conseguia se levantar. Ao todo, nove agentes da corporação foram mobilizados para atender a ocorrência.

A equipe utilizou ferramentas hidráulicas para afastar as barras de ferro e a vítima foi socorrida com leve hipotermia, cortes na cabeça e nas pernas e suspeita de fraturas nas costelas, sendo encaminhada ao Pronto-Socorro Central. “Ele afogou um pouco e precisa de observação medica”, destacou o tenente Vinícius Alexandre Burin. Como o homem não portava documentos e estava desorientado, embora consciente, não foi identificado até o encerramento da ocorrência.

*Com informações de Jornal da Cidade de Bauru

Compartilhe nas Redes Sociais