Escola de samba Cartola registra BO devido a atraso e problemas de som no Carnaval
A escola de samba Acadêmicos da Cartola registrou boletim de ocorrência nesta terça-feira (13) após entrar na avenida Jorge Zaiden para o desfile de Carnaval 2024 com mais de três horas de atraso, além de ter sido afetada com duas interrupções no sistema de som. O BO foi lavrado para “preservação de direitos” da agremiação, visto que a apuração das notas dadas pelos jurados será nesta quarta-feira.
A programação divulgada pela Secretaria Municipal de Cultura previa que a Cartola iniciaria seu desfile às 23h50 de segunda-feira, porém, segundo a advogada e membro da escola, Mariana Storniolo, os integrantes só entraram na avenida por volta das 3h de terça. Para piorar, depois de percorrer cerca de 20 metros, um cabo do carro de som acabou sendo rompido, deixando os puxadores de samba sem microfone.
Por conta do problema, a apresentação ficou paralisada por 12 minutos, até que um segundo caminhão, que já estava no local, pudesse assumir a posição do outro. “Porém, cerca de 250 metros depois, o som parou de novo, desta vez por pane, e não voltou mais. A escola teve que terminar o desfile só com a bateria e os componentes cantando. A organização do evento deixou muito a desejar”, afirma Mariana.
DENÚNCIA
Segundo a advogada, quando a diretoria da Cartola chegou na dispersão, foi abordada por um folião que informou ter visto quando o cabo do primeiro caminhão foi danificado. Ele apresentou fotos em que um dos profissionais da empresa fornecedora dos carros de som aparecia mexendo na fiação.
Ao ser questionado, o funcionário teria informado que o cabo estava enrolado e, ao puxá-lo para tentar soltá-lo, ocorreu o rompimento. “Fizemos BO porque fomos muito prejudicados e não sabemos como os jurados vão analisar tudo o que ocorreu, se vão tirar pontos pelos 12 minutos em que a escola ficou parada. Além disso, muitos componentes, como idosos e crianças, entraram na avenida cansados devido à espera de mais de três horas. E não foi um atraso nosso”, lamenta.
A demora ocorreu após o desfile dos blocos Ritmera, Unidos do Jardim Petrópolis e Dragões da Vila. O público precisou esperar por cerca de duas horas até a entrada da primeira escola de samba, Coroa Imperial da Grande Cidade, que teria enfrentado problemas com um de seus carros alegóricos. Depois, passaram pela avenida Tradição da Zona Leste, Cartola e Pé de Varsa.
A apuração dos desfiles do Carnaval 2024, ocorridos no sábado (10) e segunda-feira (12), será realizada nesta quarta, a partir das 15h, no Centro Cultural Carlos Fernandes de Paiva, que fica na avenida Nações Unidas, 8-9, no Centro (clique aqui e leia mais).
Por Jornal da Cidade