Revitalização do Calçadão de Bauru começará em janeiro
Após anos de espera, a revitalização do Calçadão da Batista de Carvalho finalmente sairá do papel. No último sábado (25), a Prefeitura de Bauru publicou, no Diário Oficial, a homologação da licitação que definiu a empresa responsável por executar a obra.
A reforma deverá ser iniciada em janeiro de 2024 e prevê diversas modificações, entre elas o plantio de árvores nas sete quadras do corredor comercial, a troca do piso e das coberturas dos famosos arcos azuis por outras na cor bronze. Ao todo, a empresa AC Melko Engenharia e Construções Ltda, com sede em São Paulo, deverá receber R$ 5,077 milhões pelo serviço.
Segundo a secretária municipal de Obras, Pérola Zanotto, esta foi a terceira licitação aberta pela prefeitura com o objetivo de contratar uma empresa para realizar a reforma. A primeira ocorreu em julho de 2022, mas terminou deserta, e a segunda, no final do ano passado, que fracassou após a empresa responsável pela melhor proposta ser inabilitada.
Agora, com a homologação, a previsão é iniciar as obras em janeiro próximo e concluí-las em 14 meses. “O prazo poderá ser diminuído, mas, inicialmente, são dois meses para cada quarteirão. A revitalização, portanto, será feita em etapas e as intervenções que causam maior transtorno, como, por exemplo, a demolição do piso, serão feitas à noite. Imaginamos após 18h até meia-noite”, detalha.
No projeto, consta que o Calçadão terá piso intertravado na faixa central, mais permeável, resistente e de fácil retirada para eventuais manutenções na rede de água e esgoto. Já nas faixas laterais, será aplicado piso de concreto desempenado, pisos táteis em concreto pigmentado e rampas de acessibilidade aos comércios e à rua. Pérola acrescenta que os arcos centrais, que não possuem cobertura, serão retirados para dar lugar a um boulevard verde em cada quadra do Calçadão.
“Serão plantadas algumas espécies de árvores, arbustos e plantas rasteiras, de maneira que fique um lugar agradável e com sombreamento e bancos para descanso”, frisa. Já os 14 arcos que possuem cobertura e estão posicionados nas extremidades de cada quarteirão serão mantidos, com substituição das placas azuis por outras em policarbonato alveolar na cor bronze.
Também serão substituídos os bancos de concreto, postes ornamentais, lixeiras, floreiras e instalações elétricas. Há previsão, ainda, para instalação de bicicletários em estrutura metálica.
Pérola destaca que, durante a execução da reforma, tapumes e rampas provisórias para circulação de pedestres e acesso às lojas serão disponibilizadas para minimizar prejuízos ao comércio.
Por JCNet/Redação