Foto: wirestock/Freepik

Curso ‘Passarinhando no Jardim Botânico’ abre pré-inscrições

O Jardim Botânico Municipal de Bauru abre nesta sexta-feira (15) as pré-inscrições para o curso ‘Passarinhando no Jardim Botânico’. A atividade será no dia 23 de setembro, das 7h às 10h, conduzida pelo biólogo Guilherme Sementili Cardoso, doutor em Zoologia, com especialidade em Ornitologia, que é o estudo das aves, e Bioacústica, que é o estudo da vocalização de aves.

O curso tem como objetivo realizar uma caminhada pelo Jardim Botânico exercitando a prática do birdwatching, também conhecido como observação de aves. Os participantes serão conduzidos pelo biólogo que vai orientar sobre a prática e diversas formas de realizar o registro das aves. Esta atividade é destinada a todo público, não é necessário ser fotógrafo ou pesquisador para participar.

As pré-inscrições devem ser feitas desta sexta-feira até domingo (17), no site www.jardimbotanicobauru.com.br. As vagas são limitadas, por isso será realizado um sorteio na segunda-feira (18), caso ultrapasse o limite de vagas, e o resultado será enviado diretamente ao e-mail dos pré-inscritos.

O curso ‘Passarinhando no Jardim Botânico’ é uma iniciativa da Prefeitura de Bauru, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Semma) e Jardim Botânico Municipal de Bauru, e tem o apoio das empresas Amigas da Natureza. O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal.

SOBRE O BIRDWATCHING
O birdwatching, também conhecido como observação de aves, envolve a observação e identificação de aves. Os praticantes de birdwatching, chamados de ‘birdwatchers’ ou ‘observadores de aves’, procuram avistar diferentes espécies de aves em seus habitats naturais, seja em parques, florestas, reservas naturais, áreas de conservação ou até mesmo em seus próprios quintais.

Os birdwatchers utilizam binóculos, telescópios e guias de campo de aves para ajudar na identificação das espécies. Também podem fazer anotações sobre o comportamento, a plumagem e outras características das aves que observam. Muitos observadores de aves registram suas observações em listas ou diários de campo.

O birdwatching não apenas proporciona uma conexão mais profunda com a natureza e a observação da vida selvagem, mas também contribui para a conservação das aves, uma vez que os observadores de aves frequentemente participam de projetos de monitoramento e pesquisa. Além disso, o birdwatching é uma atividade acessível que pode ser apreciada por pessoas de todas as idades e níveis de habilidade, tornando-se uma maneira popular de desfrutar do mundo natural.

De acordo com o biólogo Guilherme Sementili Cardoso, a observação de aves é comumente realizada bem cedo, pois coincide com o período de maior atividade das aves no dia. “A chance de observarmos e ouvirmos diversas espécies de aves aumenta bastante”, destaca.

SERVIÇO
Passarinhando no Jardim Botânico

Pré-inscrições – de 15 a 17 de setembro, no site www.jardimbotanicobauru.com.br
Sorteio – 18 de setembro
Curso – 23 de setembro das 7h às 10h
Local – Jardim Botânico Municipal de Bauru

Compartilhe nas Redes Sociais