Foto: Reprodução Redes Sociais

Após ventania e calor recorde, Bauru tem refresco

Na reta final do inverno, Bauru registrou a temperatura mais alta dos últimos 24 meses nesta quarta-feira (13), que terminou com ventania e estragos em alguns bairros da cidade. Segundo o IPMet, o recorde de calor foi de 36,4 graus, marcado às 13h15. Além do calor intenso, a cidade também registrou baixas taxas de umidade relativa do ar, com mínima de 19%, caracterizando estado de alerta.

Próximos dias
Estas condições extremas, no entanto, tem uma pequena trégua a partir desta quinta-feira, com a chegada de uma frente fria que provocará aumento da nebulosidade, chuvas e ligeiro declínio das temperaturas.

Com isso, o calor deve diminuir um pouco, com temperaturas oscilando entre 17 e 25 graus em Bauru. Já entre sexta e sábado, a frente fria desloca-se para o Estado do Rio de Janeiro. No território paulista, o tempo voltará a ficar estável, sem previsão de chuva, exceto na faixa leste, que permanece com precipitações fracas e isoladas, devido à circulação dos ventos que transportam umidade do Oceano Atlântico para o continente.

Na sexta, em Bauru, os termômetros devem marcar de 14 a 27 graus e, no sábado, as temperaturas sobem novamente, oscilando entre 13 e 34 graus. No domingo, há possibilidade de novo recorde de calor, com máxima prevista de 37 graus na cidade.

VENTANIA
De acordo com medições do o IPMet, os ventos começaram a se intensificar por volta das 19h45 desta quarta, com pico, às 20h25, de 62,1 quilômetros por hora, velocidade classificada como ventania pela Escala de Beaufort.

Como consequência, árvores caírem e até tábuas de madeira de andaimes de um prédio em construção ‘voarem’ em uma rua da Vila Cardia. Na ocorrência mais crítica, uma árvore de grande porte caiu sobre a avenida Rodrigues Alves, no sentido Centro-bairro, atingindo um veículo que passava pelo local. Houve danos no para-brisa, vidro traseiro, capô e teto do automóvel, mas ninguém ficou ferido. Galhos e a copa da árvore atravessaram as duas faixas de rolamento da via na altura da quadra 29, nas proximidades do viaduto sobre a rodovia Marechal Rondon (foto acima).

Outra árvore foi derrubada na quadra 1 da rua Antônio Lopes Aragão, no Jardim Silvestre, sem prejuízo para o trânsito, casas ou moradores. A Defesa Civil também atuava no levantamento e monitoramento dos estragos na cidade.

Abastecimento
Além disso, a forte ventania causou interrupção no fornecimento de energia elétrica que atingiu algumas unidades de produção e reservação do DAE. A Estação de Tratamento de Água (ETA), Captação do Rio Batalha, Poço Primavera, Poço Jardim TV e Poço Tibiriçá foram afetados pela interrupção de energia. Os poços foram restabelecidos ainda na noite de ontem.

No entanto, a captação do Rio Batalha e a produção da Estação de Tratamento de Água foram retomadas, às 10h30, após a finalização da manutenção na rede de distribuição elétrica. O abastecimento será normalizado gradativamente durante os períodos da tarde e noite desta quinta-feira (14).

Por Redação e Jornal da Cidade

Compartilhe nas Redes Sociais