Jardim Botânico abre a exposição ‘Fósseis de Plantas do Período Carbonífero’
O Jardim Botânico de Bauru abriu na última quinta-feira (7) a exposição ‘Fósseis de Plantas do Período Carbonífero’, que ficará aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 16h, no Centro de Visitação do Jardim Botânico.
Na exposição, estão presentes fósseis de plantas que foram encontrados em rochas do Período Carbonífero que datam de 360 milhões a 280 milhões de anos atrás. As peças são originárias de diversos locais do mundo como Espanha, Portugal, Japão e Marrocos. Muitos dos itens estão sendo apresentados pela primeira vez no Brasil.
O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal.
PERÍODO CARBONÍFERO
O período Carbonífero ocorreu entre 360 e 280 milhões de anos atrás. O nome deve-se às grandes quantidades de carvão encontradas em rochas da Inglaterra que datam dessa época. O clima se tornou mais frio e seco e as florestas restringiram-se a apenas algumas regiões. A decomposição da abundante matéria vegetal, ao longo do tempo, deu origem aos depósitos de carvão mineral que hoje são extraídos pela indústria.
DOMÍNIO DAS SAMAMBAIAS
Muito antes dos Dinossauros, as Pteridófitas, popularmente conhecidas como samambaias, já dominavam a paisagem no Carbonífero, formando densas florestas. Foi neste período que as plantas conquistaram o ambiente terrestre. Florestas de samambaias e cavalinhas possuíam indivíduos de até 40 metros de altura. No final do Carbonífero, surgiram as primeiras plantas com sementes, como os pinheiros e as cicas.
Esta exposição é uma parceria da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), por meio do Jardim Botânico Municipal de Bauru, com o Instituto Arte e Ciência e o Instituto Bubonem, ambos localizados em Itu, e representa uma parte da exposição ‘A vida na Terra’, que está em exposição no Instituto Arte e Ciência. Assim, o público do Jardim Botânico Municipal de Bauru poderá prestigiar uma parte desta grande exposição sobre plantas do período Carbonífero.
Por Prefeitura de Bauru