Foto: Divulgação/FOB USP

Jovens com sobrepeso são convidados para pesquisa sobre obesidade

A USP está convidando crianças e jovens, entre 8 e 18 anos de idade, com sobrepeso e obesidade, para participar voluntariamente de um estudo científico com objetivo de correlacionar o diabetes mellitus com a doença cárie e a doença periodontal.

A pesquisa está sendo desenvolvida pelo Centro Avançado Translacional do Obeso (CATO), da FOB-USP, sob a orientação da professora Sílvia Helena de Carvalho Sales Peres. Será realizada com a coleta de dados sobre a saúde bucal, por meio de um exame clínico dos dentes e da gengiva, a qualidade de vida da criança e do adolescente, os dados antropométricos, isto é, peso e altura, e, por fim, será realizada mensuração da glicemia (“açúcar no sangue”).

A professora Sílvia informa que estudos evidenciam que a doença periodontal possui uma relação bidirecional e recíproca com o controle da glicemia. Dessa forma, há evidência científica o suficiente para afirmar que a gengivite, uma doença inflamatória crônica das gengivas, dificulta o controle da glicemia e, em contrapartida, a descompensação do nível de glicose no sangue predispõe o indivíduo a desenvolver a doença periodontal. “Assim, é fundamental verificar se essa relação se confirma na faixa etária das crianças e adolescentes, principalmente aqueles que possuem sobrepeso e obesidade, onde o Diabetes é mais prevalente”.

Ademais, continua a orientadora, “os hábitos comportamentais e alimentares da criança e do adolescente obeso favorecem a instalação da doença cárie dentária. A alimentação rica em açúcares não só predispõe o indivíduo a desenvolver Diabetes, mas também a cárie dentária, fato este que implica na imensa importância do estudo que objetiva analisar a relação entre esses dois quadros clínicos”.

Por fim, “as crianças e adolescentes obesos e com sobrepeso podem possuir uma qualidade de vida reduzida e, somado ao risco iminente de desenvolverem doença periodontal, cárie dentária e diabetes, é imprescindível avaliar o estado físico, emocional, mental, psicológico e social para se estabelecer metas para garantir saúde para esses indivíduos”.

Os interessados devem entre em contato pelo WhatsApp (18) 99726-5391 para agendar a coleta de dados.

Compartilhe nas Redes Sociais