IV Café Ancestral incentiva cultura popular com rodas de conversa, oficinas e shows gratuitos
O Comitê de Ação Cultural da Unesp promove, entre os meses de agosto e setembro, o IV Café Ancestral, evento que busca evidenciar, valorizar e aprender com mestres, mestras, comunidades e demais fazedores de cultura. Esta é a primeira edição presencial do Café Ancestral, que será gratuita e aberta ao público. Serão realizadas rodas de conversa, oficinas e shows com mestres e comunidades detentoras de expressões tradicionais das culturas populares.
Mais informações sobre o IV Café Ancestral estão disponíveis no perfil do Instagram @criabauru. As inscrições para as oficinas podem ser feitas neste link.
Confira a programação:
- Vivência com Maracatu Abayomi
Data e hora: 24/08 (quinta-feira), a partir das 12h
Local: Bosque Unesp Bauru
Desde 2014, o grupo traz a cultura do Maracatu de baque virado para a cidade. Para o IV Café Ancestral o grupo foi convidado a mediar uma Roda de Conversa sobre “O Maracatu de Baque Virado e a transformação social que vem da tradição”. Também irão ministrar uma Oficina de Introdução ao Maracatu de Baque Virado e, para finalizar nosso primeiro dia, uma poderosa apresentação do grupo.
Conheça o grupo Maracatu abayomi
Maracatu Abayomi é um grupo percussivo que estuda e toca o Maracatu de baque virado em Bauru desde 2014. Filho das Nações Encanto do Pina e Porto Rico (Recife, PE) o grupo busca disseminar na cidade os conhecimentos e vivências que essa manifestação cultural carrega em seus tambores e fundamentos.
- Vivência em Danças Populares, com Tobias Terceiro
Data e hora: 25/08 (sexta-feira), a partir das 12h
Local: Campus Unesp, Sala 15 A (próximo à cantina da FEB)
O ritmo pulsante da cultura brasileira encontra seu lar no Centro Cultural Tobias Terceiro. Há nove anos, sendo um espaço de (in)formação sobre a cultura das expressões populares através da dança. No IV Café Ancestral, o Centro será responsável pela roda de conversa “Raízes Afroameríndias brasileiras”, pela oficina “Samba-dança” e pela apresentação “G!NGA”.
Conheça o Centro Cultural Tobias Terceiro
É um espaço de (in)formação em cultura popular brasileira com ênfase na área de danças. Com um atuação em Bauru e região há nove anos, produziu peças como “Pensão Brasil” (2017), “Estação Primeiro de Agosto – O Espetáculo (2019) e “Choro Show” (2021), além da performance “Samba e Salsa: Dança para os Orixás” (2022), no Festinbau. O mais recente trabalho foram cinco apresentações coreográficas na 1° Maratona Cultural de Reginópolis (2023).
- Cortejo pelo Calçadão da Batista com a Congada de Santa Efigênia
Data e hora: 09/09 (sábado), às 13h
Local: Museu Ferroviário, R. Primeiro de Agosto, Quadra 1, Centro, Bauru
O Cortejo da Congada de Santa Efigênia de Mogi das Cruzes se apresenta pela primeira vez em Bauru. O grupo promove a roda de Conversa “A História da Congada de Santa Efigênia” e a oficina “Dança e Percussão, Ritmos do Congo”.
Conheça a Congada e Santa Efigênia
Sua trajetória remonta a 07/01/1984, quando foi fundada pelo mestre José Batista Afonso (Zé Baiano), que repousa em nossa memória. Hoje, sob a direção da mestra Gislaine Afonso, a Congada traz consigo uma tradição intrínseca, transmitida de pai para filho através de quatro gerações. Gislaine carrega o simbólico bastão pau mulato, um legado passado pelas mãos de seu bisavô e avô. Marca notável, Gislaine Afonso é reverenciada como a pioneira a liderar uma congada no estado de São Paulo.
Com seus 40 membros, incluindo rainha e princesas, e executando três ritmos de percussão (marcha, dobrado e marcha picada), eles evocam cânticos e danças em homenagem a todos os Santos. Vestidos nas cores verde e branca, simbolizando paz e esperança, eles representam a devoção à nossa Padroeira, Santa Efigênia.
Por Cria Bauru