Instituto Federal de São Paulo inicia atividades em Bauru e realiza audiências públicas sobre perfil do campus
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) iniciou suas atividades em Bauru, e realiza três audiências públicas para a definição do perfil do campus. A primeira audiência será nesta sexta-feira (11), às 19h, na FOB/USP, com a apresentação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), do IFSP, do campus de Bauru e as possibilidades de oferta de cursos e eixos tecnológicos a serem adotados. Os interessados podem acompanhar presencialmente ou de forma online, no link https://www.youtube.com/watch?v=-kfYVahUx-k. A participação é aberta a toda a sociedade.
As outras duas audiências vão acontecer na Câmara Municipal, nos dias 18 de agosto e 15 de setembro, para avançar nas discussões e apresentação dos Catálogos Nacionais de Cursos Técnicos e de Cursos Superiores de Tecnologia, realização de consulta pública online, e após os resultados e análises, as informações dos primeiros cursos que serão oferecidos.
O IFSP vai funcionar, inicialmente, em um imóvel cedido pela Prefeitura de Bauru, na Vila Aviação, com a previsão dos primeiros cursos, de curta duração, a partir do final deste ano. A implantação de cursos superiores e técnicos deve ocorrer a partir do ano que vem. A proposta do IFSP é, posteriormente, instalar uma sede própria, em área na avenida Nações Unidas Norte. Os trâmites para a cessão da área estão em andamento entre o IFSP e o município.
AUDIÊNCIAS PÚBLICAS
1ª audiência pública
11/08 (6ª feira), às 19h
Teatro Universitário da FOB/USP
- Apresentação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT)
- Apresentação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
- Apresentação do campus de Bauru do IFSP
- Possibilidades de oferta de cursos e eixos tecnológicos a serem adotados
2ª audiência pública
18/08 (6ª feira), às 19h
Câmara Municipal
- Apresentação do levantamento do arranjo produtivo e social de Bauru e região
- Apresentação dos Catálogos Nacionais (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos – CNCT / Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia – CSCT)
- Apresentação sobre os eixos tecnológicos e cursos
- Início da consulta pública (online) para indicação de cursos e eixos tecnológicos a serem ofertados pelo IFSP
3ª audiência pública
15/09 (6ª feira), às 19h
Câmara Municipal
- Apresentação dos resultados da Consulta Pública
- Ponderação dos levantamentos realizados
- Informação dos cursos iniciais e eixos tecnológicos que serão adotados para o campus de Bauru do IFSP
INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) é uma instituição de ensino que regularmente oferta cursos técnicos, técnicos integrados ao Ensino Médio, Superiores (de Tecnologia, Bacharelados, Licenciaturas e Engenharias) e Pós-Graduação (Lato e Stricto Sensu). A instituição já teve vários nomes desde 1909, nascendo como Escola de Aprendizes e Artífices, passando em 1937 para Liceus Profissionais, em 1942 para Escolas Industriais e Técnicas, transformado em Escolas Técnicas Federais em 1959, passando a Cefets em 1978, e em 2008, por meio da Lei 11.892, integrando a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, e passando a ser o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).
Além da oferta de cursos regulares, também é possível a realização de cursos livres de curta duração, também chamados de Cursos de Extensão, ou cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), que deverão atender a demandas específicas da sociedade. Além das atividades de ensino, o IFSP também desenvolve projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão, inclusive com os estudantes dos cursos técnicos. Seus professores são em sua maioria de dedicação exclusiva ao IFSP, sendo 48% doutores, que ministram aulas e desenvolvem projetos em todos os níveis de ensino. Todos os cursos ofertados pelo IFSP são gratuitos. Ainda há um robusto programa de auxílio à permanência, onde estudantes podem receber auxílios (alimentação, transporte, moradia, creche, etc.) mediante inscrição e avaliação socioeconômica.
A preocupação com a formação cidadã é uma constante para todos os envolvidos com as atividades no IFSP, que possui projetos nos mais variados temas, desde a inclusão de mulheres em vulnerabilidade social, o estímulo à participação de meninas nas ciências, tecnologias, engenharias e matemática, a projetos envolvendo robótica, cultura, participação em olimpíadas do conhecimento, esportes e lazer.
Atualmente são 37 campi em funcionamento no estado de São Paulo, com mais quatro campi em implantação, inclusive em Bauru, o que era uma demanda antiga da região. O IFSP faz parte da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (RFEPT), ligada ao Ministério da Educação, que conta com 38 Institutos Federais, dois Cefets, o Colégio Pedro II no Rio de Janeiro, as escolas técnicas vinculadas às Universidades Federais e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
O diferencial é o atendimento aos arranjos produtivos e sociais locais e regionais onde as unidades estão instaladas, para tanto é necessário um grande levantamento socioeconômico local e regional, entrevistas com entidades e instituições públicas e privadas representativas da sociedade civil, organizações não-governamentais, no sentido de identificar as informações das demandas e das ofertas já existentes no município, de forma que o IFSP traga complementariedade para o atendimento das necessidades locais e regionais.
Para tanto são realizadas, além de reuniões e visitas, audiências públicas de apresentação das potencialidades e da oferta de educação profissional e tecnológica, e consulta pública que complementará as ferramentas para a definição dos eixos tecnológicos e cursos a serem ofertados pelo campus de Bauru do IFSP. As informações sobre a consulta pública e realização das audiências encontram-se na página institucional, em https://bru.ifsp.edu.br/audiencias-publicas
Por Prefeitura de Bauru