Projeto ‘Um Canto no Botânico’ oferece shows gratuitos em um domingo por mês até dezembro
A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria do Meio Ambiente (Semma), anuncia a abertura da 15° edição do Projeto ‘Um Canto no Botânico: um encontro da música com a natureza’, neste domingo (6), com entrada gratuita. O show de abertura contará com os músicos Denise Amaral, nos vocais, Roger Pereira, no teclado, Adriano Martins, no contrabaixo e Luiz Manaia ‘Ralinho’, na bateria. O grupo apresentará o show de MPB ‘Celebrando Gal’, às 10h, na Praça dos Bambus do Jardim Botânico Municipal de Bauru.
A apresentação reunirá grandes sucessos de Gal Costa, homenageando a artista brasileira que nos deixou neste ano. As canções escolhidas para o show vão desde as baladas, aos boleros, frevos e sambas. O Projeto ‘Um Canto no Botânico: um encontro da música com a natureza’ é uma realização da Semma e do Jardim Botânico Municipal de Bauru, contando com o apoio das Empresas Amigas da Natureza.
O Jardim Botânico fica na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225), Km 232, acesso pelo Zoológico Municipal.
Músicos
Denise Amaral é uma cantora eclética, que une versatilidade, simpatia, talento e desenvoltura no palco, agregando a diversos tipos de shows, projetos e estilos musicais, tais como Bossa Nova, Salsa, MPB, Soul, Jazz, Samba, entre outros. Algumas fortes referências em sua trajetória são Elis Regina, Tania Maria, Leni Andrade, Dona Ivone Lara, Flora Purin, Ella Fitzgerald, entre outros. Denise participa da ‘Banda Tropical’ e de outros grupos musicais como o ‘Clube do Jazz’ com a participação do saxofonista Derico, também realizando trabalhos mais intimistas em bares e teatros. Denise conquistou em 2021 um Proac, onde gravou um álbum com nome ‘Sem Limites’, com composições inéditas de compositores do Centro-Oeste paulista. A partir desse álbum se criou o show ‘Sem Limites’, já realizado em algumas importantes cidades do Estado de São Paulo.
Roger Eduardo Pereira começou seus estudos musicais ainda criança, sendo destaque em alguns concursos e ganhando vários prêmios. Continuou seus estudos de piano popular e jazz com o Maestro George Vidal e posteriormente com a pianista Silvia Góes, fazendo apresentações e shows em teatros de inúmeras cidades e estados. Participou de vários projetos nas unidades Sesc do estado de São Paulo, acompanhando artistas como Derico e Clube do Jazz, Wagner Tiso, Arismar do Espírito Santo, Roberto Sion, entre outros.
Adriano Martins é formado em contrabaixo elétrico pelo Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos Campos, em Tatuí, tendo se iniciado na música através do contato com o violão. Integrou o trio Abapuru, com o baterista Zé Santos e o guitarrista Henry Galli, fazendo um trabalho de pesquisa na música instrumental brasileira. Em 2018 gravou o álbum ‘Interior’ com Guto Hueb e em 2021 o álbum ‘Um canto para meus ancestrais’, com Diogo Alves. Em 2022 acompanhou a cantora Denise Amaral em sua turnê do álbum “Sem limites”. Atualmente integra o grupo Ubandu, que segue na gravação do primeiro álbum de Bebé Pacheco e Ubandu.
Luiz Manaia (Ralinho) iniciou seus estudos musicais na bateria em 1979 com o professor baterista Paulo Saca. Nos anos 80 tocou com a famosa banda de baile Stillo A. Especializou-se no Jazz nos anos 90, tocando com a Bauru Jazz Band, liderada pelo grande maestro Badê e também com a banda Sindicato do Jazz. E desde então se dedica a tocar e pesquisar o jazz e suas vertentes. É também conhecido por tocar bateria de forma adaptada, por não possuir uma das pernas. Toca também desde 2003 com o saxofonista Derico (Programa do Jô).
Programação
Confira a programação completa do Projeto ‘Um Canto no Botânico: um encontro da música com a natureza’ em 2023, sempre aos domingos pela manhã.
- 06/08 – Show de abertura ‘Celebrando Gal’
com Denise Amaral, Roger Pereira, Adriano Martins e Luiz Manaia ‘Ralinho’ – MPB - 03/09 – Show ‘Cantos de Mulheres’
com Marthynha Ferraz, Roger Pereira, Adriano Martins e Lilian Almeida – MPB - 01/10 – Show ‘Pedro do Cordel e Banda’
com Pedro do Cordel – Forró Pé de Serra - 12/11 – Show ‘Do Choro ao Samba’
com o Grupo ‘Chovendo na Roseira’ – Choro e Samba - 03/12 – Show de encerramento
com a Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru
Observação: Em caso de chuva, os shows serão realizados no Centro de Visitação do Jardim Botânico.