ALERTA DA DEFESA CIVIL: Calor intenso continua nos próximos dias
A Defesa Civil divulgou um alerta sobre a forte onda de calor. Em Bauru, de terça (06/10) até domingo (11/10), a temperatura máxima pode ficar acima de 40ºC.
Além disso, os índices de umidade do ar devem ficar, novamente, em níveis críticos.
A Defesa Civil orienta: “Hidrate-se! Prefira ambientes arejados, evitando aglomerações; Não faça exercícios físicos em horários com maior incidência de radiação ultravioleta do sol; E preste atenção a idosos, crianças, doentes crônicos e grávidas, que tendem a ficar desidratados mais rapidamente.”

Nova onda de calor
De acordo com o Climatempo, uma intensa onda de calor ainda está ativa sobre o Brasil e mantém as temperaturas muito acima do normal.
Temperaturas de 40°C a 45°C ainda podem ser observadas nos estados do Centro-Oeste e de até 43°C no interior de São Paulo e de Minas Gerais. Áreas do norte do Paraná podem registrar temperaturas em torno dos 40°C.
Em Bauru, a máxima pode chegar aos 41ºC nos próximos dias:

Recorde absoluto de calor do BR
O Climpatempo explica que essa onda de calor já ocasionou a quebra de recordes históricos de calor em vários estados do país, inclusive em capitais, mas poderá estabelecer um novo recorde de calor absoluto para o Brasil.
Segundo dados oficiais do INMET – Instituto Nacional de Meteorologia -, a maior temperatura oficialmente medida no Brasil é 44,7°C em Bom Jesus do Piauí, em 21/11/2005. Mas nesta segunda-feira, 5 de outubro de 2020, a marca de 44,6°C foi alcançada em Água Clara, em Mato Grosso do Sul, e em Nova Maringá, em Mato Grosso.
Esta temperatura de 44,6°C é o segundo maior valor registrado no Brasil e empata com a marca de Orleans, em Santa Catarina, que experimentou este calor em 6/1/1963.