Foto: Divulgação

DAE estuda aplicativo para agilizar resposta aos vazamentos de água

Bauru tem entre 200 e 220 vazamentos de água na fila, à espera de conserto pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE). Nestes casos, o tempo de resposta da autarquia é de aproximadamente 10 dias, em média. Para que o período seja reduzido à metade, está em estudo a aquisição de um aplicativo para integrar uma tecnologia já implementada pelo DAE em janeiro deste ano denominada telemetria.

Ela já mede, de forma remota, a queda de pressão na rede, indicativo de vazamento. Com o aplicativo, a comunicação de um eventual problema agilizará o processo, informa Leandro Joaquim, presidente da autarquia. “Com o aplicativo na telemetria vamos reduzir em muito o tempo de acesso à informação sobre o vazamento, abertura, fechamento e camada de asfalto. Uma redução em média de 10 para cinco dias”, reiterou.

Atualmente, no site do DAE, é possível acompanhar o nível da lagoa de captação do Rio Batalha por meio da telemetria. Como não choveu nos últimos dias, o nível do manancial, inclusive, caiu para 3,16 metros, sendo que o ideal para o abastecimento de 22% da cidade é de 3,20 metros.

Por JCNET

Compartilhe nas Redes Sociais