‘Dia D’: Bauru aplica mais de 4.200 doses de vacina
A Secretaria de Saúde aplicou 4.221 doses de vacina neste sábado (15), no ‘Dia D’ de vacinação. Foram aplicadas 2.793 doses da vacina da Influenza, 935 doses da vacina bivalente da Covid-19 e 493 doses das vacinas dos calendários infantil e adulto.
Para as pessoas que não puderam comparecer neste sábado, as vacinas seguem disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF), de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30. A USF do Jardim Godoy funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 22h30. Apenas as UBSs do Bela Vista e do Geisel não estão aplicando vacinas. O uso de máscara é obrigatório nas unidades de saúde.
INFLUENZA
A vacina da Influenza é aplicada em crianças entre 6 meses e 5 anos e 11 meses de idade, gestantes e puérperas, idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, indígenas, professores, caminhoneiros, pessoas com comorbidade, pessoas com deficiência, membros das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas e funcionários do sistema prisional. Aqueles que vão tomar a vacina devem apresentar um documento pessoal.
Os profissionais da saúde, professores, caminhoneiros, membros das forças de segurança e salvamento, membros das Forças Armadas e funcionários do sistema prisional devem apresentar a comprovação de atuação em uma dessas atividades. As pessoas com comorbidade devem apresentar documento comprovando esta condição de saúde.
COVID-19
A vacina bivalente da Covid-19 já está sendo aplicada em idosos com 60 anos ou mais, pessoas vivendo em Instituições de Longa Permanência (ILPI) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas entidades, imunocomprometidos, gestantes e puérperas, indígenas, profissionais da saúde, pessoas com comorbidade a partir de 12 anos, pessoas com deficiência a partir de 12 anos e funcionários do sistema prisional.
Importante ressaltar que só podem ser vacinadas com a bivalente as pessoas que tenham recebido pelo menos duas doses anteriores de vacina da Covid-19, de qualquer laboratório, há quatro meses ou mais. Para receber a vacina, a pessoa deve apresentar documento de identificação pessoal, e se possível, o cartão com as doses anteriores. Os profissionais de saúde e funcionários do sistema prisional devem apresentar comprovação de que são trabalhadores da área, e pessoas com comorbidade devem apresentar documento comprovando esta condição de saúde.