GREVE: Servidores encerram greve após audiência de conciliação
Após audiência de conciliação realizada por videoconferência na tarde desta sexta-feira (14), os servidores públicos municipais decidiram encerrar a greve da categoria, iniciada no último dia 4. A expectativa é de que todos que cumprem jornada neste sábado já estejam de volta a seus postos de trabalho.
Durante o encontro, os trabalhadores, representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Bauru e Região (Sinserm), pediram 7,24% de reajuste nos salários e no vale-compras, além de abono de R$ 500,00 mensais, inclusive a aposentados, até o ano que vem.
A prefeitura, contudo, apresentou contraproposta de aumento de 6% nos vencimentos e no abono pecuniário (antigo vale-refeição) retroativos a janeiro, R$ 1.100,00 de vale-compras (e não mais 1.060,00) retroativo a março, além de não descontar valores pelos dias parados.
Segundo o Sinserm, o Executivo também deverá abrir mão da cobrança de multa pelo descumprimento da limitar concedida pelo Tribunal de Justiça, no dia 11, determinando que 100% dos funcionários lotados nos serviços essenciais retornassem ao trabalho.
Após a audiência, a oferta foi levada para votação em assembleia, realizada na sede do sindicato, e, por ampla maioria, os trabalhadores decidiram encerrar a greve. Como já havia feito anteriormente, a prefeitura justificou que um aumento superior a este provocaria impacto na Funprev e que a Emdurb não teria condições financeiras de oferecer reajuste acima de 6%.
Na videoconferência, ainda de acordo com o Sinserm, o Executivo voltou a se comprometer a pagar o piso nacional do magistério o mais rápido possível e avaliar medidas para melhorar as condições de trabalho das merendeiras, inclusive com análise de eventual enquadramento legal para pagamento de adicional por insalubridade ou periculosidade. O município irá estudar, ainda, a possibilidade de conceder um benefício pecuniário a aposentados, que não recebem vale-compras.
Por JCNET