Frio intenso já tem data para chegar
A frente fria que está passando pela costa de São Paulo nesta sexta-feira (14) não será capaz de causar frio, isso porque seu ar polar está completamente sobre o oceano e sem força para resfriar o continente.
Porém, a Climatempo já prevê a primeira frente fria com real potencial para causar queda relevante de temperaturas no Brasil. Ela deve acontecer perto do feriado prolongado de 21 de abril.
Mais precisamente, a queda da temperatura acentuada no Rio Grande do Sul começará na próxima quarta-feira (19). A massa de ar frio, de origem polar, deverá causar resfriamento suficiente para a ocorrência de geadas nas áreas mais elevadas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Um resfriamento forte também poderá ocorrer em São Paulo, no centro-sul do Rio De Janeiro e de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, em Mato Grosso do Sul, no extremo sul de Goiás e no extremo sul e sudoeste de Mato Grosso.
De acordo com a Climatempo, “será a massa de ar frio de origem mais forte a chegar no Brasil este ano, até agora”. Além disso, esse sistema frio será capaz de causar também um resfriamento intenso e mais prolongado nas áreas do interior do Brasil.
Josélia Pegorim, meteorologista da Climatempo, explica que essa será uma frente fria especial, porque a partir dela, a atmosfera mudará suas características.
“Por enquanto, o Brasil está muito quente e úmido com características de verão. A partir da passagem desta frente fria, a atmosfera deve começar a entrar no padrão de outono, ou seja, vai perdendo umidade, diminuindo a chuva e dando espaço para outras massas de ar frio de origem polar”, explica.
Por GR