Saúde: Pacientes com sintomas leves devem procurar as Unidades Básicas
A Secretaria de Saúde divulgou nota nesta quarta-feira (22/03), orientando para que a população faça a procura adequada dos serviços de saúde do município, diante da crise provocada pelos crescentes casos de dengue.
Os casos leves, que não são de urgência e emergência, devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF), assim como as pessoas que precisam de tratamento contínuo, como diabetes, pressão alta, entre outros.
Desde a última semana, as UBSs do Bela Vista e do Geisel funcionam para atendimento de pacientes com suspeita de dengue, de segunda a sexta-feira das 7h às 23h e aos sábados das 8h às 18h. Pessoas com outros sintomas leves de quadros respiratórios, como febre, dor no corpo, tosse, coriza, também podem procurar estas unidades, inclusive para crianças.
A UBS do Chapadão/Mendonça funciona de segunda a sexta-feira das 19h às 23h e aos sábados das 8h às 18h para atendimento desses casos leves.
As demais UBSs e USFs também fazem o acolhimento de pacientes, que ao chegar nas unidades são encaminhados para consulta no mesmo dia, ou consulta marcada posteriormente, para o devido acompanhamento. Cada situação é avaliada pela equipe de acolhimento da unidade de saúde.
PREVENÇÃO
A Secretaria de Saúde destaca ainda que a população deve manter medidas preventivas, especialmente para evitar a dengue e doenças respiratórias.
Para a prevenção da dengue, as pessoas devem eliminar corretamente os recipientes que possam acumular água, e manter a limpeza de quintais e terrenos, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Já para a prevenção de doenças respiratórias, medidas como a limpeza frequente das mãos e o uso de álcool gel são recomendados, assim como evitar aglomerações e manter as vacinas atualizadas, como a vacina da Covid-19.
RESUMO – ONDE IR:
UPA
Pacientes com quadros de urgência, como exemplos
- Sintomas respiratórios como falta de ar e chiado no peito
- Vômito e diarreia
- Desmaios
- Suspeita de infarto ou AVC
- Pacientes vítimas de traumas, quedas ou fraturas
- Dor no peito aguda
UBS ou USF
Pacientes com quados leves, como exemplos
- Febre
- Dor no corpo
- Tosse
- Coriza
- Pacientes com dor crônica
- Pacientes que precisam de tratamento contínuo
As UBSs do Bela Vista e do Geisel estão atendendo somente os casos suspeitos de dengue e de pacientes com sintomas respiratórios leves, de segunda a sexta-feira das 7h às 23h e aos sábados das 8h às 18h, assim como a UBS do Chapadão/Mendonça de segunda a sexta-feira das 19h às 23h e aos sábados das 8h às 18h. As demais UBSs e USFs também estão preparadas para fazer o acolhimento destes pacientes